Pela primeira vez filmes com a tecnologia Imax serão exibidos em um idioma que não é o inglês. A empresa anunciou que vai exibir três filmes em chinês, inicialmente na China e depois em toda a Ásia.

A Imax não irá produzir os filmes, mas sim adaptar produções já existentes para o formato de telas grandes. O primeiro será Aftershock, do estúdio Huay Bros, que conta a história de uma menina chinesa que sobrevive a um terremoto, em 1976. Ela é adotada e cresce nos Estados Unidos, mas volta ao país de origem justamente para ajudar vítimas de outro terremoto.

Os outros dois filmes ainda não foram definidos. De acordo com o presidente da Imax, Greg Foster, Aftershock deve ser exibido em 25 a 30 cinemas a partir de 28 de julho de 2010.

“Já recebemos pedidos para adaptar filmes de diversos idiomas, de diversos locais e mercados cinematográficos diferentes. Escolhemos a China como um teste. Se a iniciativa for bem sucedida, outros países poderão ter sua produção local remasterizada para telas Imax também”, afirmou Foster.


int(1)

China será primeiro país a ter filmes Imax em idioma local