O Chrome, browser do Google, obteve um ganho de mercado significativo durante o mês de janeiro. O navegador tirou usários dos rivais Internet Explorer e Firefox, de acordo com dados divulgados hoje (01).

O browser já havia ganhado o terceiro lugar entre os mais usados, desbancando o Safari da Apple e fechando o mês de janeiro com 5.2% do mercado, o que indica uma alta de 0.6 pontos percentuais, segundo a empresa de metrificação da web NetApplications.com.

Enquanto isso, o Internet Explorer perdeu meio ponto percentual, com uma fatia de mercado de 62.2%, outro recorde negativo em um longo declínio que custou a Microsoft 10% de participação no mercado no último ano. Se o IE mantiver a queda dos ultimos 3 meses, a participação de mercado do browser cairá para abaixo de 50% em abril de 2011.

A participação do Firefox também caiu no mês de janeiro. O navegador terminou o mês com uma queda de 0.2 pontos percentuais e passou a ter 24.4%. De acordo com NetApplications, o Firefox ainda não alcançou o numero mágico de 25%, tendo chegado próximo em novembro de 2009, antes da estagnação.

O Safari teve uma pequena queda, para 4.5%, enquanto o Opera teve uma queda para 2.4%.

Sem mais artigos