Um município de 8 mil localizado na Inglaterra ainda pode ser comparado ao Jardim Romano, a região da zona leste de São Paulo que está alagada desde dezembro do ano passado. Há quase três meses, os mais de 300 milímetros de chuvas que caíram em menos de 24 horas destruíram pontes e mais de 2 mil casas na pequena Cockermouth, no noroeste do país, cidade que fica localizada na confluência dos rios Cocker e Derwent.

Segundo informações da BBC britânica, 200 famílias ainda vivem em alojamentos e aguardam uma solução das autoridades e das companhias de seguros.

“Tem sido muito difícil”, disse Fiona Tunstall, que mora em abrigo temporário com o filho Ryan, de quatro anos. “O seguro está demorando muito para arrumar a minha casa”, explica.

Fiona é proprietária de uma loja de brinquedos, que também foi destruída pela água. “A loja era linda e agora não passa de um espaço vazio.”

Em uma das principais ruas da cidade, a Cockermouth High Street, a água ainda invade cerca de 130 lojas. O funcionamento desses estabelecimentos está prejudicado desde novembro.

Stephen Coates, prefeito de Cockermouth, admitiu que a cidade ainda encontra dificuldades para abrigar algumas famílias, jovens e idosos. Além disso, é comum encontrar pequenas estruturas de madeira em lugares inapropriados que funcionam como abrigos ou pequenos comércios.

Veja fotos da destruição em Cockermouth:

(Fotos: Getty Images)


int(1)

Cidade inglesa vive drama das enchentes há três meses