Depois que o Last.fm anunciou restrições a usuários fora dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, brasileiros viciados na rádio online se sentiram órfãos. Outras boas opções também colocaram barreiras ao serviço, como a Pandora, que em 2007 começou a barrar endereços de IP fora dos EUA.


 


Para quem quer continuar ouvindo música online sem pagar nenhum tostão, ainda existem opções de primeira e sem tantas chateações. O Virgula selecionou cinco para você testar.


 


Webradio FM


Rádio online do grupo Jovem Pan, traz 14 opções de “estações”, sendo algumas delas especiais, como a dedicada a Michael Jackson e a especial Roberto Carlos. Também estão lá todos os hits que tocam na rádio, assim como ícones dos anos 80 e 90. Não é possível personalizar sua rádio, o serviço disponibiliza uma criada de forma automática.  Além de ouvir as faixas, você também pode se informar sobre os últimos causos do mundo da música e também comprar faixas, pelo BaixaHits.


 


iLike


O site funciona como uma rede social, onde você pode compartilhar músicas. Seu ponto forte é uma barra lateral para iTunes e Windows Media Player, que avalia qual é o gosto musical do usuário. A rádio é personalizada, criada a partir da busca por um artista específico. O bom é que o iLike indexa conteúdo de vários sites, como YouTube, GarageBand, entre outros. Tem um aplicativo exclusivo para iPhone, que indica quais shows estão rolando na cidade onde o usuário mora. Conta com mais de 45 milhões de usuários registrados.


 


Imeem


Segue o estilo da Last.fm, com rádio online e rede social. O chato é que a maior parte da músicas oferecidas não estão na íntrega, só é possível ouvir 30 segundinhos. Porém, o melhor do serviço é que o próprio usuário pode enviar suas faixas e ouvi-las em qualquer lugar, uma vez que ficam todas armazenadas no seu login. Caso queira enviar mais de 100 músicas, é preciso pagar cerca de US$ 29 por ano.


 


Groovershark


Muito parecido com o visual do Google, é bastante simples e fácil de usar. Para criar uma rádio personalizada é só  adicionar algumas músicas e clicar em Autoplay. Baseado nas primeiras faixas que você escolheu, o serviço reconhece o estilo que você gosta e passa a te sugerir músicas parecidas. Não possui rede social.


 


Deezer


Cria laylists manualmente ou por meio do recurso SmartRadio, que gera baseado num artista que você escolheu. O diferencial do Deezer é que ele indica vídeos relacionados às músicas da sua playlist. Outro ponto forte é que o site tem links diretos pras músicas, o que facilita o envio pelo Twitter, por exemplo. Só a tradução para o português que não é das melhores.


 


 



 


int(1)

Cinco rádios online para os órfãos do Last.fm