O maior contrato de patrocínio da história do futebol brasileiro. Foi com esse status que a Batavo, empresa de laticínios pertencente ao grupo Perdigão, e o Corinthians apresentaram oficialmente, com a presença de Ronaldo, André Santos e Dentinho, a parceria de R$ 18 milhões para os próximos dez meses, que poderão ser prorrogados para o ano do centenário alvinegro.

“Somos a maior parceria do Brasil, mas não estamos anunciando isso para rivalizar com os demais times, e sim por termos realmente o maior acordo do país. Todos queremos que os valores das equipes subam, porque, com isso, o aumento acontece para todos”, afirmou Andrés Sanchez, presidente do Corinthians.

Ao ser questionado sobre a diminuição do valor inicial de interesse do Corinthians, o comandante alvinegro foi taxativo. “Toda negociação acontece dessa maneira, o clube pede alto, a empresa pede baixo e com o tempo vamos chegando a um valor que agrade as duas partes”, disse Sanchez.

Mesmo sendo uma das estrelas, talvez a maior, da apresentação da nova camisa, Ronaldo não foi utilizado na negociação. Nem mesmo foi o alvo principal da Batavo para concluir a negociação. “A grandeza do Ronaldo é indiscutível, mas o Corinthians é muito maior que isso. A marca Corinthians foi o principal para firmarmos o acordo apesar da admiração pelo Ronaldo”, falou José Antônio Fay, presidente da Perdigão.

“O Ronaldo não foi uma jogada de marketing e por isso não foi usado na negociação. A vinda de Ronaldo para o Corinthians foi pedido de Mano Menezes e Mário Gobbi (diretor de futebol do time)”, disse Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians. E ironizou: “Por que eu contrataria um gordo inútil só para fazer marketing? Essa lenda se encerrou com o gol de cabeça contra o Palmeiras”, emendou.

Centenário

Um dos principais focos da gestão Andrés Sanchez, o centenário do Corinthians, que acontecerá em 2010, não faz parte do projeto Batavo. Com o contrato se encerrando em janeiro da próxima temporada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a possibilidade da renovação existe, mas isso será discutido apenas no fim do vínculo.

“Existe o interesse de participarmos do centenário, mas temos de aguardar como funcionará a parceria. No entanto, o que podemos garantir é que os resultados dentro de campo não influenciarão diretamente em uma possível renovação”, afirmou Fay.

Manga e calção

Além de ter o maior valor de patrocínio, o Corinthians possui armas para aumentar ainda mais sua arrecadação que, com as parcerias não fixas, já chega a R$ 22 milhões. O calção e as mangas da camisa estão sendo negociados com empresas e 20% do valor firmado ficará com o clube. Já os 80% restante ficarão com Ronaldo.

“As negociações estão em andamento e estamos bem avançado. No entanto, o foco deverá aumentar agora que firmamos o acordo master. A única coisa que posso garantir é que as negociações estão bem encaminhadas”, completou Rosenberg.

Ações

Com projetos e ações que não podem ser reveladas ainda, a Batavo garante que em breve vai explorar a parceria pelo motivo do futebol ser a paixão nacional. Mas, o atacante Ronaldo não será mote de nenhuma campanha específica. Pelo menos não nesse início.

“Nos próximos dias, vocês verão algumas campanhas nossas com alguns parceiros comerciais, mas a única coisa que podemos garantir é que não temos nada previsto especificamente com Ronaldo”, finalizou Eric Boutand, diretor de marketing da Batavo.


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Com Ronaldo de "cabide", Corinthians apresenta camisa com a marca Batavo