O último final de semana foi de muita festa pelo Brasil a fora. Tudo porque onze campeões estaduais foram conhecidos após decisões emocionantes pelos quatro cantos do país. Com isso, já são 14 os times que faturaram as competições regionais de 2009, restando agora às definições no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima.

Os destaques ficam por conta de Corinthians, Internacional, Sport-PE e Cruzeiro, que conseguiram a façanha de vencer seus respectivos estaduais de forma invicta.

Veja abaixo a relação dos 14 campeões estaduais de 2009:

São Paulo

Em São Paulo, o Corinthians mostrou que realmente está de volta ao cenário nacional ao faturar o seu 26° Campeonato Paulista no último domingo (03/05). Após empatar em 1 a 1 com o Santos, no Pacaembu, o time comandado pelo técnico Mano Menezes faturou o estadual de forma invicta, fato este que não ocorria desde 1954.

Rio de Janeiro

Mais uma vez o Flamengo mostrou sua superioridade no Rio de Janeiro e manteve sua hegemonia na cidade maravilhosa ao vencer o Botafogo nos pênaltis por 4 a 2, após dois empates por 2 a 2 nas decisões no Maracanã.. Com isso, a equipe rubro-negra chegou à sua 31° conquista estadual, tornando-se o maior vencedor da disputa regional.

Minas Gerais

O Cruzeiro mostrou novamente sua superioridade em Minas e conquistou seu décimo título estadual nos últimos 20 anos, de novo sobre o rival Atlético-MG, que não sabe o que vencer a Raposa há um bom tempo. Só que desta vez o título teve um gosto especial: foi invicto.

Rio Grande do Sul

Outro time que foi campeão invicto e vem mostrando uma superioridade muito grande em seu estado é o Internacional de Porto Alegre. O Colorado, que apresentou uma campanha irretocável, fechou o Gauchão, assim como no ano passado, com chave de ouro: 8 a 1 sobre o Caxias.

Paraná

Aproveitando-se de um regulamento um tanto questionável, o Atlético-PR, que na fase final do estadual jogou todas as suas partidas em casa, derrotou o Cianorte por 2 a 0 no último domingo (03/05), na Arena da Baixada, e sagrou-se Campeão Paranaense de 2009.


Goiás

Vinte e duas vezes Goiás. Foi com este coro que a torcida esmeraldina comemorou a vigésima segunda conquista estadual do time alviverde na vitória sobre o Atlético-GO, por 2 a 0, revertendo a vantagem do rival, que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1.

Distrito Federal

Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, o Distrito Federal também têm seu “dono”. Trata-se do Brasiliense, que faturou no último final de semana o seu hexacampeonado estadual. O time candango venceu o Brasília, no sábado (02/05), por 2 a 0 e faturou a sua sexta taça de forma consecutiva.

Santa Catarina

Após um jejum que durava 12 anos, o Avaí voltou a comemorar um título estadual, o 14° da história do clube. A equipe comandada pelo técnico Silas venceu o Chapecoense por 3 a 1 no tempo normal e 3 a 0 na prorrogação, fazendo assim 6 a 1 e sagrando-se campeão catarinense.

Bahia

Com apoio de todos os santos, o Vitória derrotou o Bahia em duas partidas e garantiu a sua 25ª taça estadual. No primeiro clássico Ba-Vi da decisão, o Leão venceu por 2 a 1. Já no último domingo (03/05), bastou um empate por 2 a 2 para festejar o título, que terminou em briga generalizada entre os jogadores de ambos os times.

Acre

Pouco conhecido no cenário futebolístico nacional, o Campeonato Acreano também teve um campeão neste final de semana. Jogando em casa, o Juventus faturou o seu 14º título, garantindo-se na Copa do Brasil de 2010 e na Série D do Campeonato Brasileiro este ano.

Ceará

Jogando em um Castelão completamente lotado, o Fortaleza fez valer a vantagem do primeiro jogo contra o rival Ceará (2 a 1) e segurou um empate em 1 a 1, carimbando assim sua 38ª taça de campeão estadual.

Pernambuco

Atual campeão da Copa do Brasil e um dos melhores times da primeira fase da Taça Libertadores da América, o Sport-PE, assim como Corinthians, Cruzeiro e Internacional, venceu o campeonato estadual de forma invicta. Vencedor dos dois turnos do pernambucano, o Leão precisou de apenas um ponto na partida contra o Náutico, a última do torneio, em pleno estádio dos Aflitos, para confirmar a conquista.

Paraíba

No desconhecido Campeonato Paraibano, o Sousa venceu o favorito Treze, por 2 a 1, fora de casa e conquistou o seu segundo título estadual da história. A primeira conquista da equipe da Paraíba foi em 1994.

Rio Grande do Norte

E por fim, mas não menos importante, o estadual do Rio Grande do Norte teve uma “zebra”. Em 2009, nada de ABC ou América, o campeão potiguar deste ano foi o ASSU, que superou o Potyguar e conquistou o seu primeiro título regional.


int(1)

Confira os times que já se sagraram campeões estaduais pelo Brasil

Sair da versão mobile