Muitas vezes, quando ficamos sabendo que nosso artista favorito pretende gravar um álbum de Natal, a sensação que temos é de desconfiança: afinal, a possibilidade de que o resultado seja um trabalho brega e constrangedor costuma ser alta.

Mas nem sempre é assim. Há vários artistas que, investindo nessa seara, conseguem criar verdadeiras obras-primas. Para que você saiba diferenciar o joio do trigo, o Virgula Música selecionou alguns dos álbuns natalinos indispensáveis em uma boa coleção de um fã de música. Confira:

Elvis Presley – Elvis’ Christmas Album

Lançado em 1957, o CD chegou às lojas quando Presley já era um artista consagrado e conseguiu permanecer no topo das paradas de álbuns dos EUA por quatro semanas, vendendo mais de nove milhões de cópias. É o álbum natalino mais vendido da história dos EUA – o que não é de se admirar, considerando as incríveis versões que o Rei do Rock fez de canções como Blue Christmas e White Christmas.

Nat King Cole – The Christmas Song

As interpretações cool de Nat King Cole fizeram com que este álbum se tornasse um hit nas estantes dos fãs de jazz e de Natal. Neste disco, o piano e a voz do americano se harmonizaram com facilidade com o viés naturalmente pop das canções natalinas.

The Carpenters – Christmas Portrait

Lançado em 1978, o extenso álbum (são 21 faixas) de Richard e Karen Carpenter fez sucesso, vendendo mais de um milhão de cópias. O disco conseguiu resgatar um pouco da popularidade das canções pop da dupla e garantir a eles um lugar na lista de álbuns natalinos mais conhecidos.

Ella Fitzgerald – Ella Wishes You a Swinging Christmas

Embora álbuns de Natal costumem apostar forte no som pop, este trabalho de Ella Fitzgerald é puro jazz. Lançado em 1960, o álbum traz a interpretação única da cantora para faixas como The Christmas Song, White Christmas e Jingle Bells. Vale a pena ouvir, nem que seja só pelo prazer de passar alguns momentos com a voz de Ella ao fundo.

Time-Life Treasury of Christmas Holiday Memorie

O ideal de um álbum natalino é reunir diversos clássicos, daqueles que nossas avós costumavam cantarolar durante a preparação da ceia, juntamente com interpretações únicas, que façam que as canções tomem vida própria. Esta coletânea dupla consegue, além desses elementos, reunir diversos estilos musicais, com a presença de artistas como Nat King Cole, Bing Crosby, Ella Fitzgerald e Elvis Presley.

Bing Crosby – Bing Crosby’s Christmas Classics

Crosby era um artista das massas e adorava lançar diversas coletâneas natalinas com interpretações de clássicos como White Christmas, Have Yourself a Merry Little Christmas e O Holy Night. Este é o trabalho natalino que traz o melhor do repertório de todas as suas coletâneas.

The Brian Setzer Orchestra – Dig That Crazy Christmas

É hora do rockabilly! Este álbum traz uma seleção preciosa de canções de Natal tocadas bem no ritmo do suingue e do rock and roll, com interpretações peculiares de clássicos como Dig That Crazy Santa Claus e Zat You Santa Claus. Imperdível.

The Vandals – Christmas with the Vandals: Oi to the World!

E quem disse que um álbum natalino não pode fazer troça? Lançado em 1996, Oi to The World é um álbum inestimável em sua habilidade de tirar sarro de absolutamente todos os símbolos natalinos. Sem contar que só os títulos das canções já são hilários, como Christmas Times For My Penis, Hang Myself from The Tree e Dance of The Sugar Plum Fairies. Só não resolva dar de presente para a sua avó!

Twisted Sisters – A Twisted Christmas

Você consegue imaginar os roqueiros do Twisted Sisters gravando um álbum de Natal? Pois foi o que aconteceu em 2006, com A Twisted Christmas. Essa é o álbum perfeito para que os headbangers não tenham vergonha de entoar hinos natalinos durante a ceia: sua fama de mau vai continuar intacta, contanto que você tenha a mesma pegada do vocalista Dee Snider e faça um Natal bem rock and roll.

James Brown – Funky Christmas

Se o Twisted Sisters conseguiu dar uma cara roqueira para o Natal, James Brown resolveu trazer para as festividades natalinas um clima de puro soul, tarefa que desempenhou com perfeição em Funky Christmas. O álbum reúne 17 canções, entre elas Merry Christmas Baby, Santa Claus Santa Claus e Hey America.

Phil Spector – A Christmas Gift For You

O lendário produtor conseguiu criar um de seus discos mais significativos neste álbum natalino de 1963, exaustivamente copiado em coletâneas semelhantes. A seleção reúne cantigas de Natal entoadas por artistas como The Crystals, The Ronettes e Darlene Love.


int(1)

Conheça a seleção Virgula dos melhores discos natalinos da história!