“Assista filmes. Fale para os amigos”. Imagine uma rede social formada apenas por cinéfilos: que debatem sobre seus filmes e atores prediletos, são informados sobre os últimos lançamentos do cinema, compartilham suas criticas e análises e, claro, conhecem pessoas que tenham gostos semelhantes.

Esse é o Flixster (www.flixster.com). Criada em 2005, essa social network é das mais interessantes por justamente abordar um tema que todo mundo gosta: a sétima arte.

Para utilizá-la é preciso de cadastro, claro. O esquema é o tradicional “informações pessoais, mais e-mail, mais foto de perfil e senha”. Logo no começo, o site lhe instiga a escolher aqueles que são os seus filmes prediletos, assim como analisar alguns clássicos que sugere.

Os filmes podem ser avaliados em até 5 estrelas e ganharem uma pequena resenha. Pode-se escolher entre quais você deseja assistir e quais não está interessado. Os papeis de parede podem ser temáticos, com o seu ator ou filme favorito. Pode-se também fazer parte de grupos sobre certas películas e artistas. Um item que faz bastante sucesso é o quiz, que testa os conhecimentos dos mais fanáticos.

Como boa rede social que se preze, o Flixster fica legal mesmo a partir do momento em que se tem vários amigos. Por quê? Muito mais do que trocar meras mensagens pelo site, a página sempre lhe avisa quais foram os últimos filmes vistos pelos contatos, assim como cria um ranking daquelas pessoas que têm gostos parecidos ou contrários ao seu.

O mesmo acontece com desconhecidos. Ele sugere usuários que curtem os mesmos filmes e atores que você e dá a opção de se tornar amigo de tal internauta ou não. Acredite: para os solteiros, é uma boa chance de encontrar a alma gêmea. Afinal, gostar dos mesmos filmes é uma receita de sucesso para qualquer relacionamento.

O Flixster também é uma boa fonte para quem estiver pesquisando sobre determinado ator ou filme. Vale dizer que o material elaborado pelos fãs não fica nada atrás do respeitado IMDB – Internet Movie Data Base (www.imdb.com). Além do mais, a rede social permite uma interação maior. São diversas as fotos e vídeos postadas pelos cinéfilos.

APLICATIVOS

Outro lado bacana do Flixster é que ele tem vários widgets e aplicativos. Quer mostrar aos leitores do seu blog o que anda assistindo? Dentro do
próprio site há um widget que pode ser inserido na página. No Facebook há um aplicativo, o Movies, que é muito popular. Ele permite navegar dentro do Flixster. Quem o instalar em seu perfil vai exibir para toda sua lista de contatos os últimos filmes que assistiu, quais são os seus preferidos, aqueles que deseja ver e etc. A atualização é automática.

O Flixster também conta com aplicativos para o iPhone e iGoogle.

Sem mais artigos