A recente mudança do Grêmio Barueri para a cidade de Presidente Prudente, alterando assim o seu nome para Grêmio Prudentino, e a transferência do Campinas, clube dos ex-jogadores Careca e Edmar, que agora se chamará Sport Club Barueri, para a cidade da Grande São Paulo, pode ter deixado alguns torcedores um tanto confusos e até mesmo perplexos com as atitudes dos dirigentes de ambas as agremiações.

Porém, essa medida já foi muito utilizada no futebol em anos atrás. E vale lembrar que grandes clubes que hoje figuram na elite nacional já tiveram o seu nome modificado ou passaram por fusões com outras equipes para chegarem onde estão nos dias atuais.

O VirgulaEsporte lista os principais clube que passaram por esta modificação e que ainda continuam em atividade:

São Paulo Futebol Clube: Nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano, o São Paulo da Floresta, fundado em 1930, mudou para Clube Atlético São Paulo no dia 4 de junho de 1935 e, por fim, no dia 16 de dezembro de 1935, depois de vários empecilhos, surgia o São Paulo Futebol Clube que, depois

Botafogo de Futebol e Regatas-RJ: Fundado em 1904, o Botafogo Futebol Club existiu até o ano de 1942, quando se fundiu com o Clube de Regatas Botafogo e deu lugar ao Glorioso alvinegro carioca, famoso até os dias de hoje. Porém, os títulos cariocas de 1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934 e 1935 são computados no histórico do time.

Criciúma Esporte Clube-SC: Após sua fundação em 1947, com o nome de Comerciário Esporte Clube, o clube encerrou suas atividades em 1970. Seis anos depois do fechamento, alguns antigos sócios resolveram refundar o clube e em 1978 mudaram o nome para Criciúma Esporte Clube. Assim como no caso do Botafogo, o título estadual conquistado pelo Comerciário, em 1968, está no histórico de conquistas do Criciúma.

São Cristóvão de Futebol e Regatas-RJ: Conhecido como o clube que revelou o atacante Ronaldo Fenômeno para o futebol, o São Cristóvão de Futebol e Regastas é o resultado da junção do Clube de Regatas São Cristóvão, criado em 12 de Outubro de 1989, e do São Christóvão Athletic Club, fundado em 05 de Julho de 1909. A fusão aconteceu em 13 de Fevereiro de 1943.

Paulista Futebol Clube-SP: Criado em 1909, o Paulista Futebol Clube foi substituído por Etti Jundiaí Futebol Limitada em 1999 após a Parmalat assumir o controle do time. Porém, em 2002, com a saída do patrocinador, o futebol profissional voltou às mãos do clube e o nome de Paulista FC voltou a ser utilizado.

Além dos clubes citados acima, temos diversos outros exmplos espalhados pelo país, como Sinop (MT), Porto Alegre/Itaperuna (RJ), Limoeiro (CE), Tiradentes (PI), São José (SP), Ituano (SP), Marília (SP), Concórdia-SC, entre outros.

E não é só no Brasil que temos casos de clubes que fizeram fusões ou mudaram de nomes. Fiorentina, Napoli e Palermo, da Itália, e o Peñarol, do Uruguai. Isso só para citar alguns exemplos.


int(1)

De Grêmio Prudentino a Sport Club Bareuri, conheça os times criados a partir de fusões entre clubes

Sair da versão mobile