Se você não aguenta mais ir na balada e ficar com dor nas pernas no dia seguinte, ou então subir dois lances de escadas, sentir o corpo doendo e o cansaço como se você tivesse jogado uma partida inteira de futebol, está na hora de começar a se exercitar.

Aliado à má alimentação, o sedentarismo é a principal causa de problemas como obesidade, hipertensão, colesterol alto e outros problemas cardíacos. Segundo o coordenador da academia Triathon, Mauricio Antunes, “o ideal é fazer 45 minutos por dia de exercícios, mas se a pessoa não pode, deve procurar fazer 30 minutos três vezes por semana. Ou então, quem não tem tempo mesmo de ir à academia, pode fazer algumas coisas simples, como subir escadas e ir a pé aos lugares sempre que possível.”

Mas tudo deve ser bem planejado. “É preciso sempre passar com o médico antes, depois fazer um programa de exercícios específico de acordo com a capacidade de força e outros fatores. Tem que ter todo um planejamento porque normalmente as pessoas querem começar com uma intensidade acima do que é recomendado.”

Exercícios em casa nem pensar! Somente se for com o acompanhamento de um profissional. “As pessoas fazem exercícios mais intensos para obter resultados rápidos e acabam se lesionando”, afirma Mauricio.

Alongamento

“O alongamento deve ser feito antes e depois das atividades físicas. Antes para preparar a musculatura e evitar lesões e depois para relaxar o músculo, que fica contraído”, diz o educador físico.

Ele afirma que o primeiro alongamento que devemos fazer é ao acordar, no ato de se espreguiçar: “O ideal é alongar de manhã e a noite e isso não leva mais que cinco minutos, mas com a correria do dia-a-dia as pessoas esquecem. Dependendo da profissão, ainda podem ser feitos exercícios específicos ao longo do dia, para a região do pescoço, contra a tendinite no braço”

Se feito corretamente, dentro de um ou dois meses já dá pra perceber uma boa melhora nas dores do corpo.


int(1)

Deixe de ser sedentário: pratique 45 minutos de exercícios por dia!