Se você usa o navegador Firefox, pode ser que seja um usuário de software livre sem nem saber o que isso significa. Pra quem não sabe o que é, software livre é qualquer programa que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.



A forma mais comum de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte, para que qualquer pessoa possa copiá-lo ou modifica-lo, por exemplo.



Além de garantir uma grande liberdade pra quem usa, muitos softwares livres além de gratuitos, são muito mais seguros e eficientes do que softwares comerciais. Listamos dez programas grátis e livres para você testar. Veja só:



Firefox – Já se tornou o navegador preferido de quem vive na internet. Muito mais rápido do que Internet Explorer, por exemplo, e muito mais seguro. Tem uma navegação bastante facilitada. O sistema de abas que hoje já existe no Internet Explorer surgiu primeiro no Firefox.



Juice – Agregador para podcast, tem funcionamento semelhante ao de um agregador de RSS. Tudo o que o usuário precisa é ter o endereço do feed do seu podcast preferido e adicionar ao catálogo do programa. O software faz o download do conteúdo automaticamente e com total facilidade.



Thunderbird – Software irmão do Firefox, nasceu de um desdobramento do Mozilla e trata-se de um gerenciador de e-mails, assim como Outlook, da Microsoft. A siferença do Thunderbird é que o programa possui um poderoso filtro anti-spam, que vai se aperfeiçoando conforme o uso.



OpenOffice – conjunto de ferramentas para escritório, como editores de texto , manipuladores de planilhas eletrônicas, editor de imagens, ferramentas para criação de apresentações e fórmulas científicas. O programa foi criado como uma alternativa ao pacote Microsoft-Office.



Gimpshop –  programa similar ao Photoshop, porém com muito mais recursos do que provavelmente um usuário comum precise ter.
Media Player Classic – tocator multimídia compacto para Windows. Muito mais rápido que o Windows Media Player.



FeedReader –  agregador de RSS.



Pidgin – plataforma de mensagens instantâneas que permite contatar usuários de serviços e redes diferentes.



The GIMP – Editor de imagens gratuito, foi criado originalmente para o Linux, ganhou também uma versão para Windows. Possui milhares de recursos, entre filtros e efeitos, capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.



CDBurnerXP – Software livre para gravação de CD-R, CD-RW, DVD+R/RW DVD-R/RW, discos Blu-Ray e HD-DVD´s sem complicações. Possui funções usadas nos principais programas da categoria, como cópias “On the Fly” (direto de um disco para o outro), gravação de discos de áudio com ou sem intervalos entre as músicas, gravação e criação de arquivos ISO e cópia de CDs de música para o computador com pesquisa de tags na internet.




 


int(1)

Dez softwares livres que vale a pena testar