Desde sempre, o gênero musical popularizado por Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard e Jerry Lee Lewis viveu de seus clichês.

No começo, era o requebrado envolvente do rei e os solos de guitarra frenéticos, que deram espaço para os longos cabelos, roupas pretas, quilos de rebites, motocicletas e eventualmente algumas quantidades estratosféricas de laquê, maquiagem e derivados.

Para celebrar o Dia Mundial do Rock, escolhemos dez dos clichês mais marcantes do estilo, desde a destruição de instrumentos, passando pelos isqueiros acesos nas baladas até o famoso “chifrinho” feito com as mãos.

10 – Destruindo instrumentos

Nirvana ao vivo no VMA 1992 – Esse vídeo é clássico. A banda acaba com todo o equipamento no palco, sendo que o baixista Chris Novoselic ainda usa a cabeça como alvo para seu instrumento.

9 – Solos de guitar hero

The DarknessI Believe In A Thing Called Love

Esse clipe é tão bom que chega a ser até sacanagem incluí-lo na lista. Mas a pose da dupla de guitarristas nos solos é muito impressionante para deixá-los de fora.

8 – Quebrar quartos de hotel

MetallicaWhiskey in The Jar

Cover para o clássico do Thin Lizzy (originalmente gravado pelos Dubliners), ganhou uma versão especial nas mãos da banda de São Francisco, que não deixa pedra sobre pedra no final da música.

7 – O amor às groupies 

Motley CrueGirls Girls Girls

Essa nem é a melhor versão que existe desse clipe. É uma pena que o monopólio da Universal sobre seus artistas não permita que nós usemos a versão original do vídeo. Mas esse show ainda tem as motocicletas e as famosas groupies, as fãs mais “saidinhas” do que as normais.

6 – Chifrinho 

Iron MaidenFear of The Dark

A banda em si já é uma coleção de clichês, mas esse clipe em especial traz uma sequência de fãs fazendo o famoso gesto do heavy metal.

5 – Galera hipnotizada

Kiss I Love It Loud

Muitas bandas já hipnotizaram multidões em seus clipes, mas os pioneiros foram Gene Simmons e companhia. Deve ser por isso que a banda era perseguida e acusada de ser satânica.

4 – Roda/ mosh / bate-cabeça

NOFXStickin’ in My Eye

Para ser bem claro, o pau quebra no show em que a banda gravou o disco. O mosh come solto enquanto o quarteto tenta se aproximar da velocidade da luz com suas guitarras afiadas.

3 – Isqueiro/celular

Escolhemos dois trechinhos disponíveis no You Tube para mostrar o clichê das luzes que iluminam as baladas das grandes bandas de rock.

Tool

Muse

2 – Headbanging

MetallicaWhiplash (Ao vivo na Rússia)

Whiplash significa “torcicolo”. Quer um nome melhor de música para quem quer sacudir a cabeça freneticamente? Os fãs russos estavam bem satisfeitos com essa.

1 – Pirotecnia e palcos extravagantes

WaspI Wanna Be Somebody

Esse clipe tem tudo: fogo, fumaça, explosões, sangue falso, cintos de bala e até grandes e afiadas serras. Um verdadeiro circo dos clichês, com trilha sonora sensacional!

Sem mais artigos