Segundo relatório oficial divulgado pelo governo britânico, os downloads ilegais causam prejuízo de cerca de 12 bilhões de euros por ano na economia do Reino Unido.

A informação está no relatório Consumidores Digitais na Era da Internet, que foi encomendado pelo Conselho de Estratégia de Propriedade intelectual. Segundo o relatório, quem baixa música, livros e filmes na web está causando prejuízo para o governo devido a “informações confusas a respeito dos direitos autorais na web”.

David Lammy, Ministro de Propriedade Intelectual, afirmou que “downloads ilegais roubam milhões e milhões da economia, e arruínam diversos esquemas que buscam a inovação do setor cultural”.

“Não podemos esperar que crianças de 12 anos virem especialistas em direito autoral, mas devemos educar as pessoas para ter certeza de que quem comete crimes seja pego e punido, não importa o caso”, afirmou Lammy.

Segundo o relatório, apenas um arquivo compartilhado em sistemas peer-to-perr, os famosos torrents, em uma tarde de dia de semana, reuniu cerca de um milhão e meio de pessoas compartilhando conteúdo ilegalmente na web. O relatório também teria apurado que, se cada pessoa conectada às redes de torrent baixar um arquivo por dia, seriam cerca de 4 bilhões e meio de downloads por ano.

Downloads ilegais custariam ao Reino Unido 12 bilhões de euros por ano

Sem mais artigos