Jeffrey Jacob Abrams, ou apenas J.J. Abrams, faz 44 anos neste domingo. E valendo ouro. Seja no cinema ou na TV, praticamente qualquer projeto que envolva o nome do roteirista, produtor e diretor é garantia de sucesso.

Abrams já era conhecido pela série Alias e pelo roteiro de Armageddon, principalmente, mas o maior passo veio em 2004, quando a ABC resolveu apostar em uma nova ideia dele: um seriado sobre um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo que ia parar em uma ilha cheia de mistérios. A partir daí, J.J. Abrams virou “o cara que criou Lost”.

Depois disso, ele cresceu também no cinema. Deixou de ser apenas roteirista e dirigiu logo de cara uma grande produção, Missão: Impossível III, com Tom Cruise (que virou seu amigo e fã confesso).

Dois anos depois, em 2008, produziu Cloverfield e, a esta altura, seu nome nos créditos já chamava muita mais a atenção do que o do próprio diretor, Matt Reeves. Assim como na TV, seus projetos no cinema também já eram conhecidos como “filmes de J.J. Abrams”, independente de qual sua participação.

Atualmente, Abrams tem uma de suas criações no ar, a série Fringe, e outra prestes a estrear, Undercovers. No cinema, ele agora dirige Super 8, produzido por Steven Spielberg. Na fila estão continuações de Missão Impossível, Jornada nas Estrelas e Cloverfield, mas ele já avisou que nesses casos vai apenas produzir.

Conheça um pouco mais da carreira do “midas” J.J. Abrams na galeria abaixo e veja o primeiro teaser de Super 8, além do vídeo (legendado) de uma bem-humorada conferência, em 2008. Na ocasião, além de falar sobre Lost, Abrams também comentou sua enorme atração pelo mistério, presente em praticamente todas as suas criações.

TED | Talks | J.J. Abrams: The mystery box (legendas em portugues) from Grupo de Planejamento on Vimeo.

 

Sem mais artigos