Barbada. É assim que os organizadores da candidatura de Salvador a uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, encaram a concorrência com as outras cidades. Terceira mais populosa do país, a capital baiana tem diversos motivos para acreditar na vaga: times tradicionais, projetos ambiciosos de reconstrução de um gigante – o estádio da Fonte Nova – e, para os supersticiosos, quem sabe, até uma forcinha de todos os santos…

 
De fato, não dá imaginar uma Copa no Brasil sem incluir um estado com tanta importância histórica. Pelo turismo, pela cultura local, pelo amor dos baianos ao futebol, e vários outros fatores. Outro ponto que pode favorecer a candidatura é o estágio em que elas estão. A tragédia no estádio da Fonte Nova, quando sete torcedores morreram após a arquibancada ceder, de uma forma ou de outra, acabou acelerando os projetos de reestruturação da arena que, segundo autoridades locais, já se encontram em processo avançado em relação às concorrentes. Bem parecido, aliás, com o que foi idealizado no estádio de Hannover, na Alemanha, para a Copa de 2006.
 
Candidatura forte para garantir a semifinal

Para fortalecer a candidatura, as autoridades locais já pleiteiam algum evento para este, ou, para o próximo ano. A intenção, em parceria com a CBF, é de que um jogo do Brasil das eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul, possa ser levado para a capital baiana. Além disso, recentemente, foi inaugurado o estádio de Pituaçu, totalmente modernizado e que atende aos pedidos da FIFA, o que impressionou o comitê que fez a vistoria de Salvador, e que pode ser o palco deste possível confronto.
 
Com essa certeza da vaga garantida e ganhando força nos bastidores a cada dia para a decisão das sub-sedes, a capital baiana agora reúne esforços para tentar uma cartada ainda mais ousada. Quer se tornar uma das sedes da semifinal do mundial, como já foi confirmado pelos organizadores da candidatura.
 
Fonte “Novíssima”
 
Um bilhão e meio de reais.  Essa é a cifra que o poder público e a iniciativa privada pretendem investir caso Salvador seja confirmada para a Copa. Desse valor, quase R$ 300 milhões serão destinados na reforma da Fonte Nova, que deverá ter capacidade para 55 mil torcedores, número que poderá ser ampliado para 60 mil. Além disso, novas obras para um estacionamento de 2.700 vagas e inéditos 36 camarotes estão na pauta da reformulação do estádio.
 
No quesito infra-estrutura da capital, e com previsão de conclusão para o final de 2012, as autoridades planejam construir a segunda pista do aeroporto local, a duplicação do porto, a esperada inauguração do metrô e, ainda, a implantação de um novo sistema de eixo rodoviário, que percorrerá toda a cidade.


 


 


Leia também:


 


 


Belém aposta no transporte hidroviário para superar Manaus



Porto Alegre tem clássico Gre-Nal até para decidir quem vai sediar jogos do Mundial 


 


Para garantir a vaga, Campo Grande aposta na ‘Copa do Pantanal’ 


 


Com seus dois cartões postais, Recife e Olinda, Pernambuco aposta em ‘sede dupla’ 


 


Com estádio quase pronto, Curitiba foca projeto de mobilidade urbana para ser uma das sedes 


  


Com Felipão no banco, Santa Catarina vai com força contra ‘gigantes do Sul’
 


Manaus ‘usa’ Floresta Amazônica para participar do Mundial


 


BH investe pesado e ainda sonha com partida inaugural
 


Rio de Janeiro, mais uma vez, deve ser palco da decisão
 


Rio Branco, no Acre, não apenas existe com quer uma das vagas em 2014
 


Brasília apresenta projeto audacioso e pretende surpreender ‘favoritos’
 


Fortaleza aposta em investimentos bilionários para receber a Copa de 2014
 


São Paulo parte em busca de ser sede da abertura da Copa
 


Natal aposta em arquitetos internacionais por vaga na Copa


 


Goiânia enfrenta forte concorrência das vizinhas do Centro-Oeste por uma vaga em 2014


 
Um bilhão de reais para Cuiabá triunfar contra concorrentes do Centro-Oeste


int(1)

Especiais Cidades da Copa: confiante na vaga, Salvador agora quer a semifinal do mundial