Uma das únicas cidades do país a contar com um estádio “praticamente pronto” para sediar os jogos da Copa do Mundo da 2014, Curitiba aposta em um projeto de mobilidade urbana geral, que tem como foco principal o acesso dos torcedores entre as principais rodovias do Paraná, o aeroporto internacional Afonso Pena, e a Arena da Baixada (foto), para garantir uma das 12 vagas como sede do mundial que será realizado no Brasil.


 


 


Como o estádio Joaquim Américo Guimarães, popularmente conhecido como Arena da Baixada, é um dos mais modernos, se não mais, da América Latina e está com suas obras de ampliação e conclusão já em andamento (com a reforma a Arena abrigará aproximadamente 45 mil torcedores), a preocupação dos responsáveis pela candidatura da cidade está focada, inicialmente, nos arredores do local.


 


 


Até o momento, segundo previsões do governo do estado e da prefeitura de Curitiba, serão investidos quase R$300 milhões, sendo que 2/3 desse valor, que veio do “PAC da Copa”, servirão para as áreas de mobilidade das cidades vizinhas, melhorando o acesso à capital. Já o restante deverá ser inverstido em pavimentações, ciclovias, paisagismo, calçadas e correções geométricas das ruas da cidade candidata.


 


 


Arena da Baixada


 


Considerada modelo a ser seguido pelos outros clubes e inaugurada em 1999, a Arena da Baixana é sinônimo de modernidade quando o assunto é estádio no Brasil. Mesmo sem estar totalmente completo, o estádio do Atlético Paranaense conta atualmente com uma capacidade para 25.272 torcedores, todos sentados e em região coberta, como exige a Fifa, além de possuir oito vestiários, área técnica e área interna para aquecimento, sala de imprensa, cabines para mídia eletrônica e impressa, dez camarins para shows, 76 camarotes, 63 câmeras e uma central de controle para o monitoramento de todo o estádio.


 


 


A conclusão do estádio, que por sinal já está em andamento, mesmo sem Curitiba ter a confirmação  da Fifa como cidade-sede, está orçada em R$150 milhões. Os responsáveis pelo projeto de ampliação e conclusão da Arena da Baixada são Vigliecca & Associados e Carlos Arcos.


 


 


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Especial Cidades da Copa: Curitiba foca projeto de mobilidade urbana para ser uma das sedes