Um novo estudo com informações sobre a costa brasileira foi lançado hoje (20), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), zona norte do Rio.

O Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil conta com 241 páginas com imagens de satélites e informações sobre níveis e combinações de análise de impactos na costa brasileira.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou do lançamento, a publicação irá ajudar as diferentes esferas de governo a estabelecer metas de conservação, regulamentação e controle do litoral.

“A vida marinha está há muito ameaçada. Nós só temos 0,5% de área protegida, contando a plataforma marinha. Cada vez há mais portos, petróleo, turismo, aumento da população no litoral, da pesca. Por isso é fundamental um macrozoneamento da costa marinha para que as autoridades incorporem esse diagnóstico no planejamento de seu litoral”, disse o ministro.

A primeira e última publicação do macrodiagnóstico do litoral é de 1996. A nova versão conta com atualizações nas áreas de geomorfologia, dinâmica populacional, potencial de risco natural e social, potencial de risco tecnológico, zona econômica exclusiva de óleo e gás, biodiversidade costeira e marinha e gestão costeira.


int(1)

Estudo vai ajudar a estabelecer metas de conservação do litoral brasileiro