Com mais de 200 perfis, a mostra Mulheres do Planeta, do artista francês Titouan Lamazou, faz um amplo painel da mulher contemporânea por meio da fotografia, pintura, vídeo, texto e desenho realizados pelo artista durante sete anos de viagens pelos cinco continentes do mundo.

Retratos de refugiadas, camponesas, militantes, operárias, advogadas, artistas, nômades, modelos, professoras, empresárias e outras, exemplificam a força da mulher atual, independente da aparência física, nacionalidade, origem étnica ou religião. Titouan exemplifica a força e a beleza natural da mulher contemporânea.

A idéia do projeto surgiu em 2002, durante uma viagem de exploração no Chifre da África, onde o artista se deparou com o arcaísmo do ritual de mutilação da sexualidade feminina. A partir da experiência, Titouan desenvolveu um método de trabalho. A abordagem das mulheres iniciava-se ou por meio de um questionário com 20 perguntas, noutras chegava com a fotografia, muitas se revelavam quando posavam para a pintura, algumas ainda tornavam-se mais confidentes nas filmagens do making of. O artista levou em conta a espontaneidade e os intensos relatos pessoais.

A exposição chega ao país após ter sido exibida entre outubro de 2007 e junho de 2008 no Museu da Humanidade (Palais de Chaillon) em Paris com público recorde de 230 mil visitantes. Uma das exibições mais visitadas na França naquele ano de um artista vivo, agora chega ao Brasil de forma ampliada, com cerca de 3 mil obras e 50 filmes, ocupando o espaço da Oca com 6 mil m².

Na primeira vez ao sair da França, a mostra foi preparada pelo artista especialmente para o espaço da Oca, com cenografia especialmente desenhada por Vincent Beaurin e por Titouan, para harmonizar com a arquitetura de Oscar Niemeyer. A mostra integra o programa de comemorações do Ano da França no Brasil.

“Mulheres do Planeta”, de Titouan Lamazou
Quando até 11 de julho de 2009, das 10 às 20h
Onde Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 –  Tel. (11) 4003-2245 – São Paulo/SP
Quanto  R$ 11 / R$ 5,5 (estudantes e idosos), grátis às terças-feiras

Sem mais artigos