Peritos criminais que participam da investigação que deve apurar as causas da queda de três vigas do Rodoanel sobre o quilômetro 279 da Rodovia Régis Bittencourt, na sexta-feira da semana passada, deixando três feridos, acreditam que o problema teria sido causado pela ausência ou falha do sistema de travamento provisório dos equipamentos.


 


O Instituto de Criminalística pediu que a Dersa e o consórcio responsável pela obra enviem documentos técnicos e as plantas do trecho em que ocorreu o desabamento, com a finalidade de entender detalhes da execução. Já se sabe que seriam instaladas cinco vigas, mas uma delas rachou quando era levada ao local.


 


Para a queda das três estruturas, a principal hipótese levantada pelos peritos é de que tenha ocorrido uma união entre trepidação e deslocamento de ar, que teria ocorrido durante a passagem de um caminhão, por exemplo. Mesmo pesando 85 toneladas, a falha no escoramento possibilitaria uma situação instável e possibilitaria a queda. Entre os indícios que confirmariam tal possibilidade, estão rachaduras e fissuras no bloco de apoio das vigas.


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Falta de travas teria causado acidente no Rodoanel