A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira (15) o Sinalizador da Produção Industrial (SPI), pesquisa feita com empresas do estado de São Paulo sobre as expectativas da produção industrial entre abril e maio.

De acordo com esse levantamento, o avanço da produção física no período deve ter sido de 3,8%. O estudo conta com ajuda da AES Eletropaulo.

Os números que foram divulgados pela FGV costumam adiantar as tendências para o setor nos próximos meses. O resultado do levantamento levou em conta os ajustes sazonais. Apesar do crescimento entre abril e maio, a produção industrial apresenta uma queda de 9,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A notícia boa é que  há a indicação da redução do ritmo de queda da produção , já que em abril, a variação negativa fora de 16,2%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial acumula uma retração de 4,3%. Esse é o pior ritmo desde novembro de 1999. A expectativa é que para os próximos meses a pesquisa siga apresentando crescimento, já que a redução dos juros devem estimular a consumo e, por conseqüência, a produção industrial.


int(1)

FGV aponta avanço de 3,8% na produção industrial de São Paulo