No dia 9 de novembro de 2004, há exatos 5 anos, nascia o protótipo daquele que se tornaria o navegador gratuito e de código aberto mais popular do planeta, com mais de 1 bilhão de downloads: o Firefox.


 


O browser da Fundação Mozilla deveria ter outro nome, sabiam? Ele iria se chamar Fenix, uma referência ao Netscape, navegador gratuito e de código fechado que foi engolido pelo Internet Explorer, da Microsoft, nos anos 90. A ideia era mostrar que algo estava renascendo nas cinzas naquele momento.


 


O Firefox surgiu para acompanhar a nova cara da web que começou a se revelar a partir daquele ano. A rede começou a virar um lugar para as pessoas se conectarem, aprenderem, compartilharem e colaborarem.


 


Para comemorar a data, foi lançado um site especial, que traz um vídeo em animação (com legendas em português), e espaços colaborativos para as pessoas criarem cartões virtuais de felicitações e espalharem a notícia pelo Twitter e Facebook.


 


O Mozilla promete projetar o logotipo da raposa por algumas cidades do mundo, como parte das celebrações do aniversário. O site pede que os internautas façam o mesmo em suas casas.

Sem mais artigos