O pagamento de 975.601 benefícios do programa Bolsa Família foi bloqueado, conforme informou nesta quinta-feira (19) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MSD). De acordo com o órgão, os pagamentos foram suspensos porque as famílias deixaram de atualizar os dados cadastrais até o prazo permitido (31 de dezembro).

A assessoria do MSD ainda informou que essa foi a primeira vez que as famílias foram chamadas para atualizar os cadastros. O objetivo da norma é evitar que pessoas que tenham tido aumento salarial e continuem recebendo o benefício. A orientação para aqueles que tiveram o auxílio suspenso é que procurem o gestor municipal do programa para regularizar a situação.

As famílias que tiveram o benefício bloqueado, se não regularizarem a situação até janeiro de 2010, terão seu cadastro cancelado. A partir de fevereiro, o governo espera concluir o balanço oficial da quantidade de famílias brasileiras que deixaram de participar do programa.

O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140. Atualmente, o programa atende a 12,4 milhões de famílias em todos os municípios do país. De acordo com o MDS, o governo transfere mensalmente um total de R$ 1,1 bilhão para essa população.


int(1)

Governo bloqueia Bolsa Família para 1 milhão