Causou polêmica o plano de David Evans, guitarrista da banda U2 mais conhecido como “The Edge”, para construir um complexo de cinco casas no alto de uma colina de Malibu, na Califórnia, pois os moradores temem pelo impacto ambiental.

Segundo informa hoje o jornal “Los Angeles Times”, levantar essa obra é o sonho do músico irlandês, que obteria assim uma vista magnífica para as montanhas de Santa Monica, o píer de Malibu, a praia e, em geral, o oceano Pacífico.

No entanto, a construção dessas casas, em uma região onde vivem os atores Dick Van Dyke e Kelsey Grammer, e o diretor James Cameron, requereria uma proeza da engenharia e “delicadas manobras políticas” para vencer os protestos dos moradores, explica a publicação.

O problema principal é que o projeto demanda a ampliação de uma estrada sobre colinas em uma área sob risco de desabamento de pedras, além da construção de tubulação de água e esgoto, e retirada de 53 mil metros cúbicos de terreno.

“O inconveniente disso são as cicatrizes permanentes que sofrerá a encosta e que veremos todos, para o benefício de alguns poucos”, disse ao jornal o vereador de Malibu Jefferson Wagner.

“Para alguém tão reverenciado, ordenar este tipo de desenvolvimento em uma área tão sensível é hipócrita”, acrescentou.

Por outro lado, tanto Jim Vanden Berg, representante de “The Edge” e seu parceiro no empreendimento, quanto o investidor irlandês Derek Quinlan, asseguraram que o músico tomou as medidas necessárias para “criar um ambiente que respeite o meio ambiente e cuja arquitetura resistirá à passagem do tempo”.

Cada casa, segundo Vanden Berg, será construída na medida dos contornos das encostas.

“Estas casas serão das mais sensíveis com o meio ambiente em Malibu e em qualquer parte do mundo”, disse Evans.

“Ficou desiludido em ver que certas críticas são feitas sem os dados na mão ou que tenham outras intenções”, continuou.

As casas que o guitarrista espera construir ficariam no limite de Malibu com Serra Canyon, sobre 63 hectares do condado de Los Angeles.

Por sua parte, a Comissão de Praias da Califórnia também tem “preocupações significantes” sobre o projeto pelo possível dano ao habitat, o uso de grandes caminhões e os possíveis riscos para outras casas.

Guitarrista do U2 quer erguer casas em Malibu, mas impacto preocupa moradores

Sem mais artigos