As Olimpíadas de 1964 em Tóquio ficaram marcadas pela proibição da presença da África do Sul na disputa.  O país africano foi vetado há 45 anos de disputar os Jogos que seriam os primeiros no continente asiático devido ao regime do apartheid.

Se quisessem participar da principal competição esportiva do mundo, os africanos teriam de encerrar regime adotado em 1948. A política do apartheid priorizava o domínio dos brancos em relação as demais raças do país.

No entanto, as pressões feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o regime se encerrasse não foi eficiente. O apartheid só deixou de existir na África do Sul em 1990 abolido por Frederik de Klerk.

Os Jogos Olímpicos de 1964 ficaram marcados por países sendo barrados. Além da África do Sul, a China, a Indonésia e a Coreia do Norte também foram vetadas na competição.  Os chineses não puderam disputar por causa de uma invasão em Taiwan. Já os indonésios ficaram de fora por terem boicotados Israel nos Jogos Asiáticos. No caso dos coreanos, a punição surgiu por eles terem disputados o Ganefo Games, competição criada pela Indonésia como afronta ao COI.

Os brasileiros também não tiveram um bom desempenho na competição. Os únicos a sairem com medalhas no peito foram os jogadores da equipe de basquete que ganharam o bronze., atrás dos Estados Unidos e União Soviética.


int(1)

Há 45 anos, COI vetava presença da África do Sul nas Olimpíadas devido ao apartheid