O final de ano está chegando e logo vai dar aquela vontade enorme de renovação. Como a vida não pode ser mudada assim, num passe de mágica, acabamos sempre usando as compras como uma válvula de escape. Então, que tal dar uma geral no seu guarda-roupa e planejar um pouco para tirar o melhor proveito desse profundo desejo de mudança?

A organização do guarda-roupa e elaboração de uma lista de “faltas” pode ser uma forma de você ir às compras e não se arrepender do dinheiro que gastou umas poucas semanas depois. Além disso, manter seu guarda-roupa bem organizado, com peças selecionadas, aumenta muito suas chances de estar sempre bem vestido.

Veja algumas dicas:

. Nunca guarde peças que não lhe servem mais. 
. Passe para frente roupas, calçados ou acessórios que não foram usados nos últimos seis meses (honrosa exceção para roupas de frio, festa e praia)
. Crie o hábito de separar as peças, roupas e acessórios, por cor (isso facilita muito a vida na hora da finalização dos looks).
. Armazene as roupas de forma com que todas as peças fiquem visíveis (se você não enxerga o que tem no guarda-roupa vai acabar usando sempre as mesmas coisas).
. Ao comprar uma peça nova, tire uma similar – assim você nunca acumulará excessos.
. Não se preocupe com quantidade, pense em qualidade e só mantenha no uso peças que estejam realmente em bom estado de conservação.

Agora sim! Com uma boa noção do que você tem, pense no que vai fazer da vida nos próximos seis meses e compre o que achar que está faltando para dar um toque extra na sua nova fase. Sem gastar demais, você organiza seu look para as festas de final de ano. Boa sorte!

Sabina Donadelli é consultora de imagem e personal stylist

Sem mais artigos