O banco HSBC divulgou o Índice de Gerentes de Compras (PMI) que é um antecedente da atividade industrial. O indicador aponta que em agosto a indústria brasileira deu mais um passo para consolidar a recuperação, subindo de 48 pontos em julho para 50,6 pontos no mês passado. Quando o número fica acima de 50 sinaliza expansão, que aconteceu pela primeira vez desde setembro de 2008.

“Ainda é um resultado tímido, mas já se trata de um número encorajador, uma vez que a indústria manufatureira foi a que mais sofreu com a queda da demanda externa e também com a retração do crédito no final do ano passado” disse o economista-chefe do HSBC, Andre Loes, em entrevista para a edição desta quarta-feira do O Estado de S. Paulo.

O PMI é uma pesquisa realizada com os executivos encarregados por compras em mais de 450 empresas industriais, o que serve para ter uma noção de como se comportará essas empresas nos meses seguintes. O índice é formado pela consolidação dos dados com base em cinco índices individuais: novos pedidos, produção, emprego, prazo de entrega dos fornecedores e estoque de insumos.

Loes ressaltou que é o mercado interno que segue liderando a recuperação do setor, além do nível de emprego ter se mantido no mesmo nível do mês anterior, após uma seqüência de quedas.


int(1)

Indicador aponta para expansão industrial em agosto