A indústria brasileira perdeu R$ 24,7 bilhões em riqueza nos últimos seis meses por conta da crise econômica. Os dados foram levantados pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Tudo o que deixou de ser produzido no período levou a retração de 15% ritmo de produção e um recuo no Produto Interno Bruto (PIB) industrial.

Os últimos seis meses foram muito negativos, a ponto dos analistas não acreditarem que a recuperação apontada no início do ano seja capaz de evitar uma queda entre 4% e 5% na produção industrial na comparação com 2008.  A maior retração anual havia sido em 1998, quando a produção industrial caiu 3,3%. Época que o país sofria os efeitos das crises da Ásia, da Rússia.

A pedido do jornal O Estado de S. Paulo, o responsável pelo estudo, Rogério César de Souza, chegou ao valor de R$ 24,7 bilhões, que se referem à perda do PIB industrial a preços de mercado. Ele levou em conta margens de comercialização e impostos da ordem de 20%, que é, segundo ele, uma média conservadora.

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!

Sem mais artigos