A Olimpíada de 2016 começa hoje, pelo menos, para o Rio de Janeiro, pré-candidato a sede do evento. A partir de hoje, e durante sete dias, integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) estão na capital carioca e, se a cidade realmente estiver preparada para os Jogos, deve começar a mostrar desde já, pois as concorrentes são fortíssimas.

O Rio, que tem o objetivo de confirmar nessa inspeção tudo o que projetou no dossiê oficial da candidatura, disputa o direito de ser sede dos Jogos de 2016 com Chicago e Tóquio, já visitadas pela inspeção do COI, e com Madri, que será avaliada depois da candidata brasileira.

Serão 13 inspetores do COI espalhados no Rio e, ao final desta semana, os 17 temas subdividos no dossiê oficial da candidatura deverão ser analisados, sendo que na sexta-feira, 1º de maio, as instalações esportivas é que serão os alvos da vistoria.

Além desta agenda, os integrantes do COI devem se reunir com autoridades políticas brasileiras durante todo o período de permanência no Brasil. No dia 2 de outubro, a sede dos Jogos de 2016 será anunciada de forma oficial.


int(1)

Inspetores do COI vistoriam o Rio, candidato aos Jogos de 2016, durante esta semana