Trazido por Charles Miller ao Brasil no ano de 1894, o futebol, uma das principais paixões dos brasileiros, é jogado com maestria e muita ginga há mais de 100 anos no país tupiniquim. Juntamente com a prática do esporte, surgiram as equipes profissionais, algumas já extintas, como o São Paulo Athletic, primeiro de time de futebol brasileiro, fundado no dia 13 de maio de 1888, e outras que conseguem se manter até os dias de hoje, caso do Sport Club Rio Grande, que foi fundado no dia 19 de julho de 1900 e é o clube mais velho ainda em atividade.

Vale lembrar que a Ponte Preta, também de 1900, foi fundada 23 dias depois que o time do Rio Grande do Sul (8 de agosto). Já equipes como Flamengo (fundado em 1895), Vasco (1898) e Vitória (1899) não nasceram como clubes de futebol e só adotaram a prática do esporte após alguns anos.

Além das agremiações citadas acima, temos grandes clubes no Brasil que em 2009 completarão 100 anos de existência, são eles: Internacional-RS, Coritiba-PR, Paulista-SP, Resende-RJ, Rio Claro-SP e Villa Nova-MG.

Antecipando a festa dos seis clubes que se tornarão centenários ainda este ano, o VirgulaEsporte separou um pedaço histórico de cada uma dessas equipes que em 2009 farão 100 de idade.

Internacional-RS

Um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Internacional fui fundado no dia 04 de abril de 1909, pelos irmãos José e Henrique Poppe Leão. Descendentes de italianos da Lombardia, os comerciantes naturais de São Paulo não foram aceitos como sócios nos dois únicos clubes de Porto Alegre (Grêmio e o Fussball), pois não tinham ascendência germânica, e resolveram criar sua própria agremiação juntamente com um grupo de estudantes e comerciários da capital gaúcha. E foi assim que nasceu o Sport Club Internacional.

Campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes FIFA em 2006, da Recopa Sul-Americana em 2007 e da Copa Sul-Americana de 2008, o Inter, que recebeu este nome em homenagem ao Sport Club Internacional de São Paulo, Campeão Paulista de 1909, é o único time do Brasil a possuir todos os títulos Sul-Americanos. Além disso, o Colorado conseguiu vencer o Campeonato Brasileiro de 1974 de forma invicta, feito singular no futebol nacional.

Coritiba-PR

Clube mais antigo do Estado do Paraná, o Coritiba Foot Ball Club é outra grande equipe brasileira que completará 100 anos em 2009. Carinhosamente chamado de Coxa, o Campeão Brasileiro de 1985 no dia 12 de Outubro de 1909 após uma reunião de um grupo de jovens no antigo Teatro Hauer.

Primeiramente chamado de Coritibano Football Club, o alviverde paranaense seu nome para Coritiba no dia 21 de Abril de 1910, após o clube ter solicitado todas as regras do esporte no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O jogo de estreia do primeiro time do Paraná ocorreu no dia 23 de outubro de 1909 (onze dias após a fundação), diante de uma equipe formada por funcionários da estrada de ferro de Ponta Grossa. O Coritiba, 33 vezes campeão estadual, acabou perdendo a partida por 1 a 0.

Paulista de Jundiaí-SP

Fundado no dia 17 de maio de 1909 por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Paulista de Jundiaí é um remanescente do antigo Jundiahy Foot Ball Club, equipe de futebol que existiu na cidade do interior paulista entre 1903 a 1908.

Inicialmente criado para disputa interna entre os seus associados, o Paulista filiou-se a A.P.E.A. (Associação Paulista de Esportes Athléticos) e a L.A.F. (Liga de Amadores de Futebol) em 1919 e deixando de lado as disputas internas.

Em 1990 o clube de Jundiaí fez uma parceria com a empresa Lousano e mudou o nome para Lousano Paulista. Seguindo a gestão de parcerias, o Galo da Japí se desfez do antigo acordo em 1998 e acertou com a Parmalat, mudando novamente o seu nome, desta vez para Etti Jundiaí.

Mas em 2002, o clube desistiu da parceria e resolveu iniciar uma administração única, sem influência de empresas que interferissem no nome da agremiação. Sendo assim, o nome do clube volta a ser Paulista após um plebiscito realizado na cidade de Jundiaí.

Resende Futebol Clube-RJ

Vice-campeão da Taça Guanabara deste ano, o Resende Futebol Clube é outro tradicional clube brasileiro que se tornará centenário em 2009. Fundado em 6 de junho de 1909, o time carioca, uma dos mais antigos do Brasil, divide seu trabalho de futebol profissional com ações sociais, como é o caso do Projeto Estrela, que usa do esporte para trazer oportunidade de inclusão social para os menos favorecidos.

Rio Claro-SP

O Rio Claro Futebol Clube, que no dia 09 de maio deste ano completa seu centenário, é uma das únicas agremiações do Brasil que foi fundada por um professor. Trata-se de Joaquim Arnold, que junto com seus empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Constantino Carrocine, João Lambarch e Bento Estevam de Siqueira, criaram o terceiro time mais antigo de São Paulo que ainda está em atividade, atrás somente da POnte Preta (1900) e Pirassununguense (1907).

Villa Nova Atlético Clube-MG

Considerado a quarta força do estado de Minas Gerias, atrás de Cruzeiro, Atlético e América, o Villa Nova Atlético Clube, popularmente conhecido como Leão do Bonfim, em alusão ao seu mascote, foi fundado no dia 28 de junho de 1908 por alguns operários e mineradores ingleses da Mineração Morro Velho S.A.

Primeiro clube a entrar nos gramados mineiros, no jogo contra o Combinado de Lagoinha, bairro de Belo Horizonte, o Villa é uma das únicas equipes que entrou em campo no dia de sua fundação e acabou vencendo a partida por 2 a 1.

Sem mais artigos