Distribuídos em cargos federais, estaduais e municipais, 79% dos empregados no setor público trabalham para o Poder Executivo. Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quase 8 milhões dos cerca de 10 milhões de trabalhadores do setor público desempenham funções administrativas que estão direta ou indiretamente ligadas ao Executivo.

Os demais trabalhadores estão distribuídos entre estatais (8,4%), administração indireta (8%), Judiciário (2,7%) e Legislativo (1,7%).

De acordo com a pesquisa, baseada nos números da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) de 2007, os funcionários públicos representavam 5,4% da população brasileira ou 11% das pessoas ocupadas no mercado de trabalho.

Em uma análise regional, o Sudeste lidera a lista do funcionalismo público. Segundo o levantamento, a região tem 3,2 milhões de servidores públicos, seguido do Nordeste (2,2 milhões), Sul (1,03 milhão), Centro-Oeste (944 mil) e Norte (794 mil).

Sem mais artigos