Após passar nove meses na prisão, Montaser al-Zaidi, o jornalista iraquiano que lançou seus sapatos no ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, foi libertado nesta terça-feira (15). A informação é do canal de televisão Al Bagdadia.

Al-Zaidi trabalhava para a mesma rede quando, durante uma entrevista coletiva de Bush e do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, lançou seus sapatos no então presidente dos Estados Unidos enquanto lhe dizia: “este é teu beijo de despedida, cachorro”. O fato aconteceu em dezembro de 2008.

Segundo um de seus irmãos, al-Zaidi, xiita de 28 anos, será transferido para um país árabe, que não foi divulgado, para receber tratamento médico pelas torturas recebidas na prisão.

O jornalista foi sentenciado a três anos de prisão por insultar ao “presidente de um país estrangeiro”, embora o tribunal de apelação reduzisse a sentença para só um ano.

A Justiça considerou como atenuantes as circunstâncias nas quais aconteceu o incidente e o estado psicológico do jornalista quando cometeu o ato, que, segundo ele, se deveu à ocupação americana do Iraque.


int(1)

Jornalista que lançou sapatos em Bush deixa a prisão