O judoca brasileiro Carlos Honorato conquistou hoje o ouro na categoria até 100 quilos nos Jogos da Lusofonia, que acontecem em Lisboa. Na decisão, ele venceu o angolano Casimiro Bento por ippon. Foi a sexta medalha de ouro do judô do país, que ficou ainda com duas pratas e um bronze.

“É a oportunidade de aproveitar o resultado da dedicação nos treinos e melhorar com vistas às próximas competições”, disse o atleta, prata nos Jogos de Sydney, em 2000, à Agência Efe.

O Brasil lidera o quadro de medalhas dos Jogos da Lusofonia com 53 medalhas, sendo 22 de ouro – quatro a mais que os anfitriões. A competição reúne a comunidade de países de língua portuguesa, incluindo as ex-colônias do país na América, África e Ásia. Completam a relação de participantes Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (China), Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Outras três nações foram convidadas: Sri Lanka, Guiné Equatorial – ex-colônia espanhola na África que ano passado pediu entrada na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) -, e Índia, ainda com forte influência da colonização portuguesa.

Atletismo, basquete, futebol, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia são as modalidades em disputa nos Jogos da Lusofonia.

Sem mais artigos