Para não ficar de fora da onda de listas de final de década, o Eu Quero Salvar o Planeta listou dez celebridades que tiveram presença frequente em suas páginas. Muitas celebridades participaram de campanhas ambientais, de proteção aos animais, entre outras, mas poucos passaram a barreira de apenas “emprestar” a imagem para realmente se tornarem atuantes nos projetos. Eis algumas:

Brad Pitt – o galã fundou a organização Make It Right Foundation, que atua na construção de casas ecologicamente corretas para famílias de baixa renda que perderam tudo durante a passagem do furacão Katrina, em Nova Orleans, em agosto de 2005. Em reconhecimento aos seus esforços, uma campanha informal queria que Pitt concorresse à prefeitura da cidade. Por enquanto ele diz que não está nos planos.

Marcos Pameira: o ator global já é conhecido pelo seu estilo de vida em harmonia com a natureza e também pela produção orgânica que mantém em sua fazenda, sem o uso de agrotóxicos.

Daryl Hannah – a ativista que gosta de converter seus carrões para rodarem com biocombustível, já foi presa por protestar contra usinas de carvão, que acabam com montanhas para conseguir retirar o material.

Woody Harrelson: o ator é uma daquelas poucas celebridades que não fica apenas no discurso. Ele mora em uma comunidade no Havaí que tenta viver da maneira mais harmoniosa possível com a natureza, com plantações orgânicas e uso de fontes de energia alternativas. Também mantém uma organização para promover e apoiar esses ideais.

Jeito Moleque: o grupo brasileiro mantém um projeto ambiental bem bacana desde 2006. Eles contrataram uma empresa que faz o estudo do impacto ambiental da banda como, por exemplo, a quantidade de gás carbônico emitida durante o transporte dos integrantes e o quanto de lixo produzido durante os shows. Com isso, a banda sabe quais medidas deve tomar para neutralizar o carbono emitido. Além de plantar árvores, há o gerenciamento e a destinação correta do lixo produzido.

– Arnold Schwarzenegger: o ator, que ficou conhecido no mundo no papel do robô assassino em Exterminador do Futuro, surpreendeu ao assumir o posto de governador da Califórnia. Eleito por um partido de posições tradicionalmente mais conservadoras, o “governator” adotou fortes medidas ambientais no estado. Entre suas ações, tornou obrigatória a reciclagem de lixo, aprovou leis de incentivo ao uso de energia solar além de defender posições mais duras contra a poluidora, porém, poderosa, indústria petrolífera americana. 

– Matt Damon: ele é uma espécie de embaixador da organização humanitária Onexone. Damon já fez algumas viagens para a África, onde participa de uma campanha permanente pra levar água potável a comunidades carentes do Terceiro Mundo e assim ajudar na preservação da qualidade de vida de crianças necessitadas.

– Paul McCartney: embora vegetariano há tempo, o ex-Beatle mergulhou de cabeça neste ano na defesa da dieta livre de carne não só por questões de saúde, mas também para proteger a natureza. É que a pecuária é conhecida por ser uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, principalmente por conta do desmatamento para a abertura de pastagens. McCartney aderiu à campanha Segunda Sem Carne, onde conclama as pessoas para que deixem de comer carne pelo menos uma vez por semana como forma de contribuir para a questão do combate ao aquecimento global.

– Christiane Torloni: a atriz brasileira é uma das celebridades nacionais mais atuantes em movimentos de defesa da Amazônia. Ela costuma participar de audiências públicas em Brasília, pressionando políticos pela defesa da floresta.

– Pamela Anderson: a turbinada loira, estrela de seriados como Bay Watch, colabora com organizações de defesa dos animais há tempos. Não é uma daquelas celebridades que pegaram carona na onda do ecologicamente correto. A loira pode ser vista com frequência em campanhas da organização PETA.


int(1)

Listamos 10 celebridades realmente engajadas em causas ambientais