O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (18) que nos próximos anos o país se transformará na terceira, quarta ou, no caso de não ter “sorte”, a quinta maior economia mundial.


 


“Daqui a quinze ou dez anos, este país deverá ser a quarta, a terceira ou, se não tivermos sorte, podemos ser a quinta maior economia”, disse Lula durante um discurso no Rio Grande do Sul.


O presidente apontou que para que isso aconteça é preciso que o Brasil consiga ter “mais pobres na classe média, mais gente na universidade, mais gente fazendo cursos técnicos” e, além disso, conseguir “melhorar definitivamente a qualidade do ensino”.


 


“O que importa no século XXI é exportar conhecimento, inteligência. (Isso) é o que conta definitivamente”, acrescentou.


O US$ 1,3 trilhão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil o deixa como a décima economia do mundo, após os membros do G-7 (EUA, Canadá, Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Japão), China e Espanha.


 


Segundo dados do Governo, a economia brasileira, a maior da América Latina, cresceu 1,9% no segundo trimestre do ano em comparação com o primeiro e saiu assim da recessão técnica na qual estava desde março, quando completou dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.
 



 


int(1)

Lula diz que Brasil será 3ª, 4ª ou 5ª maior economia nos próximos anos