O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (9) que a concessão do Prêmio Nobel da Paz de 2009 ao líder dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou o prêmio em “muito boas mãos”.

“O Prêmio Nobel é uma conquista de um presidente que anunciou medidas importantes para conter o armamento nuclear, e isso o tornou merecedor”, afirmou Lula, em entrevista concedida ao lado do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e ao ser perguntado sobre se considerava que o prêmio tinha sido concedido prematuramente.

“O prêmio está em boas mãos e espero que tenhamos paz definitivamente no mundo e que não tenhamos bombas nucleares”, acrescentou Lula, após lembrar que o Brasil é um dos poucos países entre as grandes economias do mundo cuja Constituição proíbe o desenvolvimento de bombas nucleares.

O governante brasileiro disse que já enviou um telegrama para felicitar Obama pelo prêmio e acrescentou que tentará conversar por telefone com o presidente americano ainda hoje.

Afirmou que tem certeza que o presidente dos EUA compartilhará seu prêmio com todo o povo americano, que foi o responsável por escolher um negro pela primeira vez na história como líder da maior economia mundial.


int(1)

Lula diz que Nobel ficou em boas mãos ao ser concedido a Obama