Em diversas salas de cinema dos Estados Unidos, o cineasta <b>Michael Moore</b> divulgou seu próximo documentário sobre a crise financeira. Durante o final de semana, o diretor exibiu o teaser trailer em que lança uma campanha simbólica, na qual convidou os espectadores americanos a contribuírem com os banqueiros de Nova York.

Em clara referência aos famosos planos multimilionários de ajuda implantados pelo Governo dos EUA, o Michael Moore disse: “Sei o que estão pensando: ‘já dei dinheiro no passado através do bailout, os pacotes de medidas econômicas do Governo’. Mas se você doou antes, dê algo a mais, você vai se sentir bem”.

A mensagem de Moore foi exibida como trailer de seu próximo documentário que estreará no dia 02 de outubro, no qual o ganhador de Oscar por <i>Tiros em Columbine</i> (2002) mostrará a situação econômica dos Estados Unidos.

No final das exibições do teaser, várias pessoas entraram nos cinemas vestidas com camisetas brancas e com placas que diziam “Salvem nossos banqueiros”. Vários espectadores entraram na brincadeira de Moore e doaram algumas moedas.

“A situação econômica afetou muita gente que não tinha outra alternativa, se não a assistência do Governo. Por isso peço a elas agora que procurem em seus bolsos e deem uma mão”, afirmou Moore ironicamente.

Desta vez, o objetivo de Moore, que já criticou a venda de armas nos EUA, o sistema de saúde pública e a gestão de George W. Bush, é focar em empresas financeiras como o “Citibank, Bank of America, AIG, Goldman Sachs, JP Morgan e outros bancos necessitados”, segundo sua gravação.


int(1)

Michael Moore pede doações para salvar banqueiros de Wall Street