A Miss Universo 2008, a venezuelana Dayana Mendoza (foto), e a Miss Estados Unidos, Crystle Stewart, acharam “incrível” a base naval e o centro de detenção de suspeitos de terrorismo de Guantánamo, conforme contou a primeira em seu site sobre a visita realizada ao local este mês.

Mendoza afirmou que ela e Stewart chegaram à base, na Baía de Guantánamo, em Cuba, no dia 20 de março para cumprimentar e entreter o pessoal militar americano destacado no local, e deixaram a prisão na última quarta-feira (25).

“Foi uma experiência incrível”, afirmou a venezuelana. “Todos (em Guantánamo) sabiam que Crystle e eu vínhamos de visita e a primeira coisa que fizemos foi participar de um enorme almoço, e depois visitamos um dos bares que têm ali”, disse.

Desde o começo de 2002, os Estados Unidos enviaram a Guantánamo centenas de homens capturados em diferentes partes do mundo que são considerados supostos terroristas, e os manteve ali sem julgamento nem apelação.

Mendoza contou que ela e sua colega conversaram com o pessoal de Guantánamo “sobre a base e como é a vida ali”. “Foi maravilhoso, em uma viagem realmente memorável”, relatou em seu site.

O pessoal da base naval levou as duas a uma visita a um “navio”, não identificado por Mendoza, e a um percurso por terra que “foi muito, muito divertido”.

“Também vimos os cães militares e nos fizeram uma demonstração muito linda de suas habilidades”, acrescentou Mendoza. “Todas as pessoas do Exército se deram muito bem conosco”.

“Visitamos os campos de detentos e vimos as prisões, onde tomam banho, como se divertem com filmes, aulas de arte, livros”, afirmou. “Foi muito interessante”, completou.


int(1)

Miss Universo e Miss EUA acham "incrível" visita a Guantánamo