A NASA finaliza os preparativos para lançar neste domingo (15) a nave espacial Discovery, pois acredita que reparará a tempo o vazamento em um de seus condutos de hidrogênio que atrasou a decolagem. Prevista para acontecer em fevereiro deste ano, a missão STS-119 teve que ser adiada por problemas técnicos.

O processo que levará ao lançamento começa às 11h18 (horário de Brasília), quando os técnicos comecem a encher o tanque externo de combustível e oxigênio. A decolagem está prevista para às 20h43. Segundo a agência de prospecção espacial, os meteorologistas preveem 80% de condições aceitáveis para o lançamento hoje.

A NASA se viu obrigada a adiar a missão em cinco ocasiões. O comandante Lee Archambault lidera uma tripulação de sete pessoas, que também inclui o astronauta Koichi Wakata, o primeiro japonês a tomar parte numa missão espacial de longa duração.

A decisão de antecipar a decolagem foi anunciada neste sábado em entrevista coletiva, depois que a NASA constatou o avanço dos consertos da avaria, que tinha obrigado o lançamento a atrasar.

Missão espacial

Realizada pelo ônibus espacial Discovery, da NASA, a missão STS-119 deverá finalizar a instalação dos painéis solares da ISS, a Estação Espacial Internacional. Os painéis permitem o funcionamento da estação, que serve para exploração e pesquisa espacial.


int(1)

Nasa prevê lançar nave Discovery neste domingo