Assinada no dia 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel, a Lei Áurea, promulgação que extinguiu o regime escravista do Brasil, comemora 121 anos nesta quarta-feira. O fim da escravatura, porém, não trouxe soluções imediatas e os ex-escravos sofreram com as conseqüências de sua herança no decorrer das décadas. Mas, de alguns anos pra cá, a situação teve seu rumo invertido, principalmente nos esportes, onde muitos negros conseguiram se superar e mostrar que com o tempo certas barreiras serão quebradas.

E pensando nisso, a equipe do VirgulaEsporte separou alguns dos principais casos de negros que romperam barreiras preconceituosas e hoje são sinônimos de sucesso no que se diz respeito a sua modalidade.

Jesse Owens

Conhecido como o homem que “desafiou” Adolf Hitler, o atleta e líder civil afro-americano James Cleveland “Jesse” Owens foi o precursor da superação de preconceitos raciais.

Durante os Jogos Olímpicos de 1936, realizado em Berlim, na época em que a Alemanha vivia sobre o regime Nazista, Jesse ficou conhecido mundialmente por conquistar quatro medalhas de ouro nas provas de 100 e 200 metros rasos, no revezamento 4x100m e no salto em distância.

Porém, Hitler não presenciou a vitória do norte-americano, pois antes da prova de Owens, Cornelius Johnson, um outro atleta negro, havia ganhado uma medalha de ouro no salto em altura, fazendo com que o líder nazista deixasse o estádio ao saber que teria que apertar a mão do vencedor.

A maior superação de Jesse Owens durante os Jogos de Berlim foi não se contrapor ao regime hitlerista, mas sim abalar a noção preconceituosa da nação americana no século XX.

Tiger Woods

Considerado por muitos como o melhor golfista de todos os tempo, o também norte-americano Tiger WoodsEldrick, 32 anos, é mais uma prova de superação racial no esporte. Considerado uma prática elitista, o golfe, sempre praticado por brancos, acabou se rendendo ao atleta tetracampeão do PGA Tour e do Masters, e tri do US Open e British Open.

Lewis Hamilton

O britânico Lewis Carl Dayidson Hamilton, 24 anos, é primeiro negro a pilotar um carro de Fórmula 1 e ser campeão mundial da categoria, feito este conquistado em 2008, durante sua segunda temporada na elite do automobilismo.

Após participar da Fórmula 3 européia (2005) e da GP2 (2006), o foi anunciado pela McLaren como o parceiro de equipe do espanhol Fernando Alonso. Empolgado com a situação, Hamilton chegou a afirmar que estava realizando o sonho de sua vida ao pilotar um carro de Fórmula 1.

Grafite

Atual artilheiro do Campeonato Alemão com 24 anos, o atacante brasileiro Grafite vive um dos seus melhores momentos na carreira. Após sofrer com a atitude racista do argentino Desabato, durante o jogo entre São Paulo e Quilmes, válido pela Libertadores de 2005, o jogador deu a volta por cima e hoje é o grande destaque no país que por muito tempo viveu um regime nazista.

Hui Ding

Um fato nunca totalmente inusitado hoje aconteceu no mês de abril deste ano. Devido a globalização e o grande volume das misturas de étnicas, a China terá, pela primeira vez em sua história, um atleta negro defendendo seu país. Trata-se do jogador de vôlei Hui Ding.

Filho de pai negro e mão chinesa, o atleta de 20 anos foi convocado pelo técnico Jianan Zhou para a seleção principal do país, que está no grupo A da Liga Mundial. Ainda na equipe sub-19, o atleta fez parte do grupo que conquistou o vice-campeonato.


int(1)

Negros que romperam as barreiras do racismo: a superação pós-abolição