A cada dia são divulgados dados e números que mostram como a economia se comporta no momento pós-crise. Um estudo da consultoria PriceWaterHouseCoopers realizado no Brasil, mostrou que o número de fusões e aquisições teve uma queda de 15% entre janeiro e setembro deste ano, com um o total de 440 operações.

Chamado de Corporate Finance, o relatório da consultoria mostra que durante os 12 meses do ano passado, aconteceram 643 fusões ou aquisições no país. Somente no terceiro trimestre de 2009 aconteceram 184 negócios deste tipo, o que representa um recorde.

O documento destaca que, apesar do volume de transações ser inferior ao mesmo período do ano passado, existe uma tendência de crescimento no número de fusões e aquisições.  Em setembro deste ano, foram anunciadas 60 transações, contra 59 do mesmo mês do ano passado.

Para a consultoria, o bom desempenho dos mercados de capitais, como a bolsa de valores, vai influenciar o surgimento de novas fusões e aquisições. Nos negócios deste tipo, as empresas de capital aberto (com ações na bolsa) têm participação de 47% do total.

Pelo levantamento, as empresas nacionais são as que mais realizam operações de compra de participação em outras companhias, com 61% do total no acumulado do ano. No entanto, os estrangeiros estão voltando a comprar no Brasil e já se aproximam da mesma participação do período pré-crise.


int(1)

Número de fusões cai em 2009