A obesidade grave pode encurtar a vida das pessoas em entre oito e dez anos, um efeito comparável com o do cigarro, revela um estudo publicado hoje na internet pela revista médica “The Lancet”.

A pesquisa, dirigida por Richard Peto e Gary Whitlock, da Unidade de Estudos Clínicos da Universidade de Oxford, foi realizada com base em dados de quase 900 mil adultos da Europa Ocidental e América do Norte, com uma média de idade de 46 anos e um índice de massa corporal (IMC) médio de 25.

Os pesquisadores constataram que um IMC -relação entre o peso e a altura- superior ao ideal de 22,5-25 kg/m2 conduz a um aumento da mortalidade, com um risco superior, logicamente, aos mais obesos.

Acima de 25 kg/m2, cada 5kg/m2 a mais resulta em um aumento da mortalidade de um terço, segundo os especialistas.

A obesidade moderada (IMC 30-35) é bastante comum e causaria um terço da mortalidade provocada pelo cigarro, enquanto a obesidade grave (IMC 40-50) tem um efeito similar ao ato de fumar.

Assim, embora esse tipo de obesidade ainda seja pouco frequente, tem um efeito muito prejudicial à saúde, já que, como o cigarro, pode encurtar em oito ou dez anos a vida das pessoas, advertem os pesquisadores.

Para o estudo, os autores analisaram a relação entre o índice e o risco de morrer por certas doenças. Eles usaram dados de 57 estudos exploratórios, com um total de 894.576 participantes, 61% deles homens.

Os resultados indicam que, em ambos os sexos, a mortalidade era inferior no grupo de IMC de entre 22,5 e 25 (o que significa que se uma pessoa mede 1,70, seu peso ideal seria de cerca de 70 kg).

Para cada 5 kg/m2 a mais, verificou-se um aumento da mortalidade nas seguintes doenças: vasculares (infarto, apoplexia), 40%; diabetes, doenças do fígado ou do rim, 60-120%; câncer, 10%; pulmonares, 20%; e geral, 30%.

A obesidade moderada, que é comum nas sociedades ocidentais, foi associada com a perda de dois a quatro anos de vida, um pouco menos da metade que no caso da obesidade grave.


int(1)

Obesidade grave pode encurtar vida em até dez anos, afirma pesquisa

Sair da versão mobile