A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (31) que as grávidas têm um risco mais alto de contrair uma gripe, por isso que devem aumentar os mecanismos de precaução e consultar imediatamente um médico após notar os primeiros sintomas.

“As grávidas têm mais risco de contrair a gripe em geral, e como a nova gripe afeta mais aos jovens, e as grávidas tendem a ser jovens, têm mais risco de contraí-la”, assinalou Aphaluck Bhatiasevi, a porta-voz da OMS, em entrevista coletiva.

Aphaluck acrescentou que as grávidas devem estar especialmente atentas aos sintomas e assim que os notem, consultem um médico.

Além disso, assinalou que a instituição que representa não tem reparos na prescrição de antivirais às grávidas, sempre e quando se faça com um estrito controle médico.

A porta-voz disse também que assim que a vacina contra a gripe suína esteja aprovada, as grávidas deveriam ser um dos primeiros grupos a ser vacinado.

Bhatiasevi indicou que nas próximas horas a OMS deverá divulgar dados novos e mais específicos sobre como a nova gripe afeta as grávidas, graças a um estudo realizado nos Estados Unidos.

Segundo os últimos dados da OMS, mais de 134 mil pessoas se infectaram com o novo vírus e 816 morreram.


int(1)

OMS: Grávidas devem ser precavidas porque têm mais risco de contrair gripe

Sair da versão mobile