Quando começamos a ver os cabelos caindo provavelmente estamos diante de um quadro de perda anormal, patológica, aquela que passa dos 150 fios. Os cabelos (até 100 fios) perdidos todos os dias, não são vistos, pois esta perda se dá durante todo o dia. Chama mais atenção na hora do banho ou do pentear , mas essa perda é normal.

Nos homens, em 95% dos casos, a queda é de origem genética. Os 5% restantes podem ter causas hormonais e/ou metabólicas. Já nas mulheres, há perspectiva de aumento de 10% ao ano no número de casos de diminuição de cabelos. Acredita-se que o estilo de vida das mulheres modernas e o stress provocam perda de cabelos. Sempre é possível reverter o quadro de queda.

Segundo o médico especialista no tema, Valcinir Bedin, “quando nos deparamos com queixas de queda ou afinamento dos cabelos precisamos abrir a chave dos diferentes diagnósticos e pesarmos três possibilidades: um quadro genético (hereditário), um quadro hormonal (hipófise, tiróide, supra-renal ou ovário/testículo) ou um quadro metabólico (baixa perfusão ou baixa nutrição). Claro que devemos também pensar numa multiplicidade de fatores e não achar que a presença de um exclui o outro.”

Na busca pelo diagnóstico correto, realizam-se exames de rotina para avaliar todos os hormônios (da hipófise, da tiróide, da supra-renal e dos ovários e testículos no homem), para analisar o metabolismo, dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas e, se necessário, uma biopsia do couro cabeludo.

A partir desses resultados, sabendo a causa, cumpre ao médico dar a melhor prescrição medicamentosa para cada um dos casos. Corrigidos os distúrbios alimentares, hormonais e metabólicos é sempre importante fazer uma suplementação com elementos minerais e vitamínicos.

Tratamentos Disponíveis

Escova a laser: parece com uma grande escova de cabelos, só que com uma série de elementos eletrônicos que emitem a luz terapêutica. A escova a laser de baixa potência (LLL) emite um feixe de luz que alcança a raiz do cabelo e multiplica as células do folículo piloso. Funciona como um anti-inflamatório . Isso aumenta a quantidade de fios e faz o cabelo crescer mais rápido. Cada sessão dura em torno de meia hora e é indolor.

Atualmente, aprovadas pelo Ministério da Saúde e ANVISA, temos as substâncias de uso tópico (em forma de loções) Minoxidil e Avicis, indicadas tanto para homens quanto para mulheres. Já para uso oral (comprimidos), para os homens indica-se a Finasterida e para as mulheres a Flutamida.

Outro tipo de tratamento é a Intradermoterapia, antes conhecida como mesoterapia, é uma técnica na qual se injeta uma substância no local que se quer tratar em média 10 sessões.

Os xampus são apenas coadjuvantes do tratamento. Não é possível se reverter um quadro de queda só com xampus. Eles são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando existe dermatite seborreica ou caspa.


int(1)

Outono, queda de cabelos, escova a laser e outros tratamentos