Que tal abrir o seu Twitter e se deparar com a seguinte mensagem: “Saindo do forno: pão francês quentinho”. Ou que tal essa: “Sabe quando o queijo provolone fica crocante na casca do pão? A baguete de provolone hoje está assim. Coisa de louco.”

 

Dá uma tremenda fome, né? Esse é o marketing que a padaria carioca Farinha Pura vem fazendo no seu perfil dentro do Twitter, o @FarinhaPura. Sim, é verdade: a panificadora avisa aos seus clientes o exato momento em que o padeiro libera uma nova fornada de pãezinhos ou outros quitutes de dar água na boca.

 

A ideia veio da cabeça de Tiago Pitta, de 27 anos, que trabalha no departamento de marketing da padaria. “Como nosso orçamento não é elástico, penso em soluções alternativas. Por isso o Twitter”, explica. “Eu trabalho no escritório, que fica no andar de cima. Se eu sinto o cheiro de algo novo saindo lá de baixo eu já posto”, ri.

 

A Farinha Pura não é a primeira padaria a usar o microblog. A londrina Albion Cafe até instalou um aparelho sem fio em sua cozinha, batizado de BakerTweet, que automaticamente publica no Twitter os novos croissants que acabam de ficar prontos.

 

O comércio carioca, por outro lado, também sugere guloseimas expostas na vitrine e faz promoções. Todo os dias, Pitta joga no microblog a senha do dia. Quem for à padaria depois (no bairro do Humaitá) e disser a senha, terá 5% de desconto em qualquer produto. “Nos últimos dias tivemos uma média de 3 a 4 pessoas que participaram. Hoje também estou sorteando uma entrada para uma peça de teatro.”

 

Pitta diz que os donos da Farinha Pura consideram a estratégia “um tiraço”, apesar de não terem colocado muita fé no marketing em seu começo. “É uma empresa familiar. Agora todo mundo me dá ideias de promoções e cortesias e até sentam aqui na minha mesa para aprender a usar o Twitter. A padaria toda está envolvida”, sorri.


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Pão quentinho pelo Twitter já está disponível no Brasil