A relação entre o Pato Fu e a internet é antiga. Uma das primeiras bandas brasileiras a ter um site e a disponibilizar suas músicas no formato MP3 – “tínhamos que explicar o que é MP3, ninguém sabia!” – o grupo de Belo Horizonte surge em 2009 com mais uma novidade “internética”.


 


A partir de hoje está disponível no site Extra! Extra!  150 minutos de material inédito e de alta qualidade para os fãs baixarem de graça. “Tínhamos muito material com cenas que aconteceram durante essa última turnê e produção do disco Daqui pro futuro. Queríamos mostrar essas cenas pro público, mas não era uma coisa vendável. Aí tivemos a ideia do site. Achamos que a internet é o meio ideal pra divulgar essas coisas”, disse o guitarrista John Ulhoa, em entrevista ao Virgula.


 


As imagens foram gravadas entre 2007 e 2008 e dois dos momentos mais divertidos são os documentários de turnê: uma pocket tour no Japão e outra do dia a dia do grupo pelo Brasil. Algumas seções, como “Música de Bolso”, tem material inédito e exclusivo do site. Já o capítulo “Fake Demos” são vídeos de todas as músicas do Daqui Pro Futuro em versão demo e próximas de como foram compostas, filmadas dentro do estúdio onde o disco foi feito.


 


Além do material do próprio grupo, também dá para baixar o diário bem-humorado da fotógrafa Gabriela Lima, que acompanhou a banda na turnê. Também estão por lá quatro videoclipes produzidos para o nono álbum e ainda um vídeo histórico com cenas dos primeiros meses de existência do grupo, no começo dos anos 90.


 


Quem quiser o DVD em mídia física pode comprá-lo pela quantia justa de R$ 15. “Colocamos à venda no nosso site por uma quantia pequena, que é pros fãs terem acesso”, disse John.


 


Apesar da forte relação com a web, a banda não costuma usar redes sociais, como Orkut e Facebook, para fazer divulgação. “Mantemos um canal aberto com os fãs pelo nosso site, falamos com todo mundo que manda e-mail pra gente. Somos mais ligados nisso do que em fazer parte da última rede social do momento”.


 


Projetos e mais projetos


 


Finalizando a turnê do último álbum, a banda tem se concentrado num novo trabalho, que sairá ainda em 2009. “Não posso dizer nada sobre o projeto, mas os fãs podem esperar novidades para esse ano ainda”. Além da banda, as carreiras individuais dos integrantes estão a todo vapor.


 


No momento, Fernanda Takai está gravando o DVD do seu disco solo Onde Brilhem Os Olhos Seus, que será filmado num charmoso teatro em Nova Lima, a 15 km de Belo Horizonte.


 


John Ulhoa produziu o último disco da Zélia Duncan e foi indicado por Nelson Motta para produzir o novo projeto da banda Falcatrua. “O disco é uma releitura rock’n’roll dos sucessos do Tim Maia e acabou de ser lançado”, disse John.


 


Já o baixista Ricardo Koctus está lançando seu primeiro CD autoral, chamado Clara.

Sem mais artigos