O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará neste sábado (14) pela primeira vez com o líder americano Barack Obama. Por volta do meio-dia, o líder brasileiro será recebido na Casa Branca, onde fará uma reunião de uma hora. O principal assunto do encontro será a crise financeira mundial.

Segundo comunicado do presidente Lula, além de discutir a crise, a reunião servirá também para atacar o protecionismo dos países ricos, pois esse “é um desastre para a economia mundial”. O presidente também pretende dizer que uma de suas grandes preocupações é a retomada do crédito internacional e que os ricos “precisam aprender a tomar conta dos seus bancos”.

“Tenho uma preocupação que é o reestabelecimento do crédito no mundo. Hoje, o maior problema significa ausência de crédito no mundo, o dinheiro desapareceu. O que quero conversar com o presidente Obama de forma muito franca, é como fazer para reestabelecer o crédito internacional”, disse Lula nesta sexta (13), pouco antes de embarcar para Washington.

Na viagem aos Estados Unidos, acompanham o presidente os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Sem mais artigos