O Banco Central divulgou nesta semana que o número de reclamações contra os bancos teve uma queda de 36,11% em abril, na comparação com março. Os dados constam no Ranking de Instituições mais Reclamadas e, mais uma vez, a questão do atendimento lidera as queixas dos clientes.

O levantamento considera as sete instituições financeiras com mais de um milhão de clientes. Em abril o total de reclamações atingiu 1.936 casos em abril, contra 3.030 do mês anterior. A instituição que mais queixas teve foi o HSBC, com uma taxa de 2,74 reclamações a cada 100 mil pessoas.

Depois do banco de origem britânica vieram, na sequência, Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil. O BC tem autoridade para punir as instituições por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições podem ir de um simples processo administrativo, passando por multas, e pode chegar até mesmo à de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.

Caso você tenha algum problema com uma instituição financeira que não consegue resolver, uma das saídas é formalizar uma reclamação do BC. Após o registro, o seu banco tem um prazo determinado para resolver a questão e informar ao BC. Para fazer a reclamação, acesse o link: http://www.bcb.gov.br/pre/portalcidadao/bcb/reclamacaodenuncia.asp


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Reclamações contra bancos caem 36,11% em abril; saiba como reclamar