Conhecido como o grande mercado exportador de jogadores para o continente europeu e para os países do oriente médio e os seus visados petrodólares, o futebol brasileiro (que em 2008 teve mais de 1.000 transferências de atletas para o exterior, segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol) vive atualmente um momento diferente de anos anteriores: muitas estrelas de renome internacional resolveram retornar as terras e gramados tupiniquins para tentarem, pela última vez, brilhar novamente no esporte mais popular do mundo.



Segundo um levantamento feito pelo VirgulaEsporte, grande parte do elenco brasileiro que faturou o Pentacampeonato em 2002, na Copa do Mundo disputada no Japão e na Coréia, está atuando no Brasil. Dos 23 atletas que fizeram parte da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari, oito estão defendendo clubes pelo país, três buscam um time para defender ainda neste primeiro semestre e dois já se aposentaram e estão tocando suas atividades dentro do futebol.





Na hegemonia do cenário nacional há mais de uma década, o futebol paulista, que viu seus principais clubes faturarem oito dos últimos 11 campeonatos brasileiros (Corinthians e São Paulo três vezes cada e Santos duas), é onde se encontra o maior número de jogadores pentacampeões na atualidade, são eles: o goleiro Marcos e o zagueiro Edmílson, do Palmeiras, o arqueiro Rogério Ceni, do São Paulo, e os atacantes Luizão, do Guaratinguetá, e Ronaldo Fenômeno, do Corinthians.





O futebol carioca, que não fatura um título brasileiro desde a conquista do Vasco, em 2000, na extinta João Havelange, também tem o seu pentacampeão. Trata-se do volante Kléberson, do Flamengo, que na Copa do Mundo de 2002 saiu do banco de reservas para se tornar um dos destaques do time invicto de Felipão.





Outro grande centro do futebol brasileiro que conta com um pentacampeão do mundo é Belo Horizonte. Antes encostado do São Paulo, o lateral-esquerdo Junior, reserva imediato de Roberto Carlos da Copa, hoje tanta se firmar no time titular do Atlético-MG, comandado por Emerson Leão.





Porém, não são apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que contam com a presença de pelo menos um pentacampeão atuando em seus gramados. O modesto Itumbiara, de Goiás, anunciou recentemente a contratação do atacante Denílson, que em 2002 ficou lembrado pela jogada em que quatro turcos tentaram, em vão, roubar a bola do brasileiro.





Se estes oito jogadores estão com empregos garantidos no futebol brasileiro, existem três atletas que correm contra o tempo para conseguirem acertar com um time ainda neste primeiro semestre. O zagueiro Roque Júnior, que em 2008 defendeu o Palmeiras, o lateral-direito Cafu, descartado pelo Santos e muito próximo do Barueri, e o meia Juninho Paulista, atualmente sem clube, tentam mais um chance de mostrar seu futebol.





Já os baianos Edílson e Vampeta resolveram abandonar os gramados em 2008. O primeiro trabalha atualmente como comentarista da rádio transamérica, na Bahia, enquanto que o velho “Vamp” curte suas férias em Nazaré das Farias.





Enquanto isso, o restante do elenco que faturou o quinto título mundial para o Brasil segue no futebol europeu e no oriente médio e, em sua maioria, fazendo sucesso.






Confira abaixo a situação de cada jogador que defendeu a seleção na Copa de 2002:






Goleiros






Marcos – Clube de 2002: Palmeiras – Atual: Palmeiras


Dida – Clube de 2002: Corinthians – Atual: Milan-ITA


Rogério Ceni – Clube de 2002: São Paulo – Atual: São Paulo






Zagueiros






Lúcio – Clube de 2002: Bayer Leverkusen-ALE – Atual: Bayer de Munique-ALE


Roque Júnior – Clube de 2002: Milan-ITA – Atual: Sem clube


Anderson Polga – Clube de 2002: Grêmio – Atual: Sporting-POR






Laterais






Cafu – Clube de 2002: Roma-ITA – Atual: Sem clube


Roberto Carlos – Clube de 2002: Real Madrid-ESP – Atual: Fenerbahçe-TUR


Júnior – Clube de 2002: Parma-ITA – Atual: Atlético-MG


Belletti – Clube de 2002: São Paulo – Atual: Chelsea-ING






Volantes






Gilberto Silva – Clube de 2002: Atlético-MG – Atual: Panathinaikos-GRE


Kléberson – Clube de 2002: Atlético-PR – Atual: Flamengo


Vampeta – Clube de 2002: Corinthians – Atual: Aposentado






Meias






Ricardinho – Clube de 2002: Corinthians – Atual: Al Rayaan-QUA


Rivaldo – Clube de 2002: Barcelona-ESP – Atual: Bunyodkor-UZB


Ronaldinho Gaúcho – Clube de 2002: PSG-HOL – Atual: Milan-ITA


Juninho Paulista – Clube de 2002: Flamengo – Atual: Sem clube


Kaká – Clube de 2002: São Paulo – Atual: Milan-ITA






Atacantes






Ronaldo – Clube de 2002: Inter de Milão-ITA – Atual: Corinthians


Luizão – Clube de 2002: Grêmio – Atual: Guaratinguetá


Denílson – Clube de 2002: Betis-ESP – Atual: Itumbiara


Edílson – Clube de 2002: Cruzeiro – Atual: Aposentado


int(1)

Sem espaço na Europa, pentacampeões em 2002 tentam a sorte no futebol brasileiro