“Desconhecido” pela maioria dos clubes brasileiros há anos, o sócio-torcedor, projeto criado com o intuito de instituir e até mesmo ampliar o contato entre agremiação e torcedor, vem se tornando um sucesso no futebol tupiniquim. No Brasil, a idéia vem sendo inclusa no plano de marketing das principais equipes do país.

Segundo um levantamento feito pelo Clube dos 13, entidade que defende os interesses políticos e comerciais dos 20 principais clubes de futebol do Brasil (Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Coritiba, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Goiás, Guarani, Internacional, Palmeiras, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport-PE, Vasco da Gama e Vitória-BA), mais de 380 mil brasileiros já aderiram a pacotes de fidelização com seu time do coração.

Além de acesso a parte social do clube (em alguns casos), os programas de sócio-torcedor propiciam aos seus fidelizados uma facilidade maior de compra de ingressos e acesso aos estádios, garantindo assim uma receita extra aos clubes.

Internacional, líder nas Américas e sexto no mundo

Maior caso de sucesso com sócio-torcedores em todas as Américas, o Internacional de Porto Alegre chegou aos incríveis 100.700 associados, se tornando o sexto colocado no mundo em número de sócios-torcedores.

Veja abaixo a lista dos dez maiores clubes em número de sócios:

1-Benfica 170.645
2-Barcelona 157.122
3-Manchester United 151.079
4-Bayern de Munique 146.592
5-FC Porto 115.411
6- Internacional 100.700
7-Sporting 93.702
8-Real Madrid 92.793
9-River Plate 82.155
10-Schalke 04 72.465

Além do Colorado, que, através de uma ação de marketing envolvendo o ano do seu centenário, subiu de 60 mil sócios-torcedores em janeiro deste ano para a marca recorde em julho (100,7 mil), Grêmio, Corinthians e São Paulo, com 53 mil, 46 mil e 42 mil associados respectivamente, também apresentam uma rápida ascensão em seus números. Outro que também mostra evolução nos números é o Cruzeiro, que já possui cerca de 18 mil filiados apenas um mês e meio após o lançamento do projeto “Sócio do Futebol”.

Vasco da Gama (28,5 mil), Santos (25 mil), Atlético-PR (22,3 mil), Coritiba (18 mil), Ponte Preta (7,3 mil), Vitória (6,7 mil), Goiás (5,3 mil), Fluminense (5 mil) e Guarani (4,1 mil) são outros exemplos de avanço no sócio-torcedor.

Projetos pendentes

Palmeiras, Botafogo, Bahia e Sport Recife, todos campeões brasileiros, não tiveram seus números divulgados nesta matéria, pois estão reformulando seus programas de sócio-torcedor e devem lançar em breve os novos projetos.

Confira abaixo a lista dos dez maiores clubes em número de sócios do Brasil:

1-Internacional 100.700
2-Grêmio 53.000
3-Corinthians 46.000
4-São Paulo 42.000
5-Vasco 28.500
6-Santos 25.000
7-Atlético-PR 22.300
8-Coritiba 18.000
9-Cruzeiro 18.000
10-Ponte Preta 7.300


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Sócio-torcedor começa a fazer sucesso no Brasil; Internacional é o mais bem-sucedido