A Telefonica informou em nota divulgada na noite da terça-feira (9) que ocorreu uma falha humana na equipe que presta serviços na rede da empresa. Segundo a empresa, este foi um dos principais motivos da pane que deixou os telefones mudos.

A companhia disse que suas equipes técnicas “continuam trabalhando, e assim continuarão pelo resto da noite, para resolver o mais rapidamente possível problemas que ainda possam estar ocorrendo nos serviços prestados a alguns clientes empresariais e usuários que realizaram a portabilidade numérica de/para outras redes diferentes da rede da Telefônica”.

Ainda segundo a própria Telefonica, o serviço de chamadas locais, de longa distância e para outras redes (como a de celulares) no Estado de São Paulo já está completamente normalizado desde o início da noite.

O problema ocorrido está ligado à rede de sinalização. Essa rede é responsável por definir e criar o “caminho” pelo qual a voz vai passar. Se a rede de sinalização não está disponível, não há como realizar uma ligação do ponto A ao ponto B, porque a conexão entre os dois pontos não será estabelecida.

Além de telefones residenciais e linhas comerciais, a pane detectada atingiu as centrais de serviços públicos, como o telefone de emergência da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros (193), e o número de atendimento ao cliente e da ouvidoria da Eletropaulo e da Comgás.

Sem mais artigos